Open Nav Logo Mais Retorno

Benchmark

O que é Benchmark?

O Benchmark é um termo americano utilizado para distinguir a comparação entre dois ativos, ou produtos.

Por exemplo, as lâminas de fundos de investimento geralmente vêm com o desempenho do fundo em questão.

Então ao analisar a lâmina de um determinado fundo, você pode identificar se o mesmo está com bom desempenho ou não.

Você só consegue distinguir se o fundo está bem ou não, porque o mesmo está sendo comparado a outro índice, ou outro ativo semelhante.

Isso é o benchmark: o índice de referência que você utiliza nessa comparação.

Vamos supor que o investimento em questão é um fundo de investimento em DI (fundo DI). Como o próprio nome do fundo já diz, esse tipo de fundo é focado em investimentos atrelados à taxa DI, então nada melhor do que comprar o desempenho do fundo com o índice DI.

A partir dessa comparação, você pode identificar se o mesmo está conseguindo gerar uma boa performance ou não.

Essa comparação pode ser feita de diversas formas e com diferentes períodos. Geralmente se dá dentro de um, dois ou até três anos.

Depois temos uma comparação dos últimos 12 meses, sendo que todo esse estudo pode ser fornecido em planilhas, gráficos ou plataformas completas como a lâmina de fundos do Mais Retorno.

Aproveite para acompanhar nosso vídeo exclusivo no Youtube também contando sobre este tema! Clique aqui para acessar!


Como funciona o Benchmark?

O Benchmark funciona como uma forma de comparação entre fundos, ativos em geral, índices e demais investimentos.

Pode ser utilizado não só em fundos, mas comparando o desempenho da carteira de investimentos de um investidor individual a outros índices.

Você mesmo pode fazer uma comparação entre sua carteira de investimentos com algum índice. Desse modo, você também estará trabalhando com algum benchmark.

A comparação direta entre ativos é algo extremamente interessante e pode lhe ajudar bastante na hora de identificar se os seus investimentos estão conseguindo gerar uma boa performance ou não.

Para que serve o Benchmark?

Uma das grandes serventias do Benchmark é a possibilidade de comparar o ativo em questão com outros semelhantes, ou até bem diferentes de outra classe, por exemplo.

Essa comparação pode lhe ajudar bastante na hora de determinar um investimento, ou quem sabe um novo aporte de um ativo.

Através do benchmark você pode até identificar problemas e grandes diferenças entre os ativos que tem interesse.

Ao comprar fundos do mesmo tipo, as performances podem ser bem diferentes, uma vez que cada fundo tem suas características próprias.

O benchmark te ajuda a identificar esse tipo de “anomalia”.

Diferenças entre um ETF e o seu próprio índice também podem ser capturados através do benchmark.

Ao comparar o gráfico do índice e do ETF, o investidor pode ver que em determinados momentos os gráficos vão se afastando e aumentando a diferença entre si.

Esse tipo de movimento pode ser dar pelo mercado, pelo valor das despesas administrativas do ETF e até da composição da carteira do mesmo.

Todas essas análises podem ser feita por meio da comparação entre os desempenhos dos fundos juntamente com um índice. Por meio do benchmark, temos como fazer isso.

Porque o Benchmark?

Comparar o desempenho de fundos contra outros fundos, ETF contra índices, ações contra o Ibovespa e afins, podem nos dar algum tipo de horizonte, ou pelo menos um norte.

Sem isso, as vezes nós investidores podemos cometer erros. Ou de repente, sem esse parâmetro, da comparação, podemos estar conseguindo um rendimento abaixo da média do mercado e mesmo assim achar que está tudo bem.

O benchmark é muito importante na análise e estudo sobre ativos que podem se tornar nossos alvos de investimento.

Sem essa comparação, o investidor perder uma grande ferramenta de estudo e análise.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão