Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

BDR – Brazilian Depositary Receipt

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/01/2019 às 13:50 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Brazilian Depositary Receipt?

O Brazilian Depositary Receipt (comumentemente traduzido como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários) é um título que permite a investidores brasileiros comprarem ações de empresas estrangeiras.

Através de certificados emitidos por instituições depositárias brasileiras, surgem os recibos de ação, que estão atrelados às ações originais sob custódia no país de origem e podem ser comercializados nos mercados de ações do Brasil.

O Brazilian Depositary Receipt é uma excelente opção para os investidores brasileiros que desejam aplicar em companhias internacionais. Isso porque, além de evitar os altos custos de se enviar capital ao exterior, ele também oferece os mesmos direitos garantidos aos acionistas estrangeiros, como o recebimento de dividendos.

Como os Brazilian Depositary Receipts funcionam?

Para que os BDRs sejam emitidos, é necessário que existam duas instituições depositárias envolvidas na transação.

A primeira, situada no país de origem da companhia, é responsável pela custódia das ações.

Já a segunda, situada no Brasil, é quem emite os Brazilian Depositary Receipts e garante que os certificados estejam lastreados com os valores mobiliários originais.

Em ambos os casos, é essencial que a instituição depositária esteja devidamente autorizada a realizar essas operações.

No Brasil, por exemplo, a autorização deve ser dada pelo Banco Central, enquanto a habilitação para emissão de BDRs provém da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Já o procedimento para emissão varia de acordo com o patrocínio (ou não) da companhia emitente dos títulos.

Ao dizer que os títulos são do tipo não-patrocinados se sinaliza que a emissão de BDRs não derivou de um acordo entre empresa e instituição depositária, sendo iniciativa solo desta última.

Já nos casos patrocinados, a companhia se associa à instituição no processo de emissão. Assim, ela se torna diretamente responsável pela divulgação de informações aos acionistas e por lhes conceder outros direitos corporativos.

Mas uma coisa é certa: todos os Brazilian Depositary Receipts, independentemente do tipo de patrocínio que detêm, são negociados e liquidados em real. Ainda assim, continuam atrelados à variação cambial no país de origem das ações e sujeitos a flutuações.

Quais são os tipos de Brazilian Depositary Receipt existentes?

Cada modalidade de patrocínio comporta as suas próprias diversificações internas.

Os BDRs patrocinados são divididos em 3 níveis. Já os não-patrocinados contam com apenas um.

Brazilian Depositary Receipts patrocinados

Nível I: São certificados negociados apenas nos mercados de balcão, cujo requisito mínimo para compra, seja pessoa física ou jurídica, é ter ao menos R$1.000.000,000 investidos.

Nível II: Esses certificados podem ser negociados tanto no mercado de balcão quanto na Bolsa de Valores. No que o tange ao padrão das demonstrações contábeis da empresa, diferentemente do Nível I, aqui somente aceita-se o emprego do padrão brasileiro.

Nível III: Segue os mesmos parâmetros do BDR de Nível II. É usado exclusivamente nos casos de Oferta Pública de novas ações, simultânea no Brasil e no exterior.

Brazilian Depositary Receipt Não-Patrocinados

Os BDRs não-patrocinados admitem negociações apenas nos moldes das realizadas no Nível I dos BDRs patrocinados.

Como identificar uma Brazilian Depositary Receipt na Bolsa de Valores?

Para fins de identificação, cada empresa possui o seu próprio código de BDR.

  • A Apple, por exemplo, é identificada como AAPL. Já a Amazon, como AMZO. Netflix e Gap são, respectivamente, NFLX e GPSI.

Quais são as vantagens de se investir em Brazilian Depositary Receipts?

Para os investidores brasileiros, o oferecimento de ações de empresas internacionais nos moldes dos BDRs é muito vantajoso.

Isso porque, pelas vias tradicionais, aqueles que desejam investir em grandes empresas multinacionais (como a Apple e o Facebook) seriam obrigados a transferir dinheiro ao exterior e arcar com altas taxas, intermediários e câmbios, encarecendo e complicando o processo como um todo.

Além da economia, o Brazilian Depositary Receipt fornece aos investidores as vantagens comuns a qualquer acionista.

No caso dos não-patrocinados, o recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio. Já os patrocinados contam ainda com o direito a voto nas assembleias corporativas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados