O que é o Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma organização internacional dedicada a fornecer financiamento, consultoria e pesquisa aos países em desenvolvimento para auxiliar seu progresso econômico. O banco atua predominantemente como uma organização que tenta combater a pobreza, oferecendo assistência ao desenvolvimento para países de renda média e baixa.

Atualmente, o Banco Mundial tem duas metas declaradas que pretende alcançar até 2030. A primeira é acabar com a pobreza extrema diminuindo o número de pessoas que vivem com menos de 1,90 dólar por dia para menos de 3% da população mundial. O segundo é aumentar a prosperidade geral, aumentando o crescimento da renda nos 40% inferiores de todos os países do mundo.


História do Banco Mundial

 

O Banco Mundial foi criado em 1944 a partir do Acordo de Bretton Woods, que foi garantido sob a recomendação das Nações Unidas nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. O Acordo de Bretton Woods incluía vários componentes: um sistema monetário internacional coletivo, a formação do Banco Mundial e a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Desde a sua fundação, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional trabalharam juntos em direção a muitos dos mesmos objetivos. Os objetivos originais das duas instituições eram apoiar os países europeus e asiáticos que precisavam de financiamento para se reconstruir no pós-guerra.

O presidente norte-americano Nixon interrompeu o sistema monetário internacional de Bretton Woods na década de 1970. No entanto, o Banco Mundial e o FMI permaneceram abertos e continuaram a prosperar no fornecimento de ajuda mundial.

O Banco Mundial e o FMI estão sediados em Washington, DC. Atualmente, a organização possui mais de 10.000 funcionários em mais de 120 escritórios em todo o mundo.

Como Investir nos Melhores Fundos

A contraparte do Banco Mundial, o FMI, está estruturada mais como um fundo de crédito. A diferença na estruturação das duas entidades e suas ofertas de produtos permite que eles forneçam diferentes tipos de empréstimos e apoios financeiros. Cada entidade também possui várias de suas próprias responsabilidades distintas em servir a economia global.

Qual o papel do Banco Mundial?

O Banco Mundial é um provedor de assistência técnica e financeira a países ao redor do mundo. O banco se considera uma instituição financeira única que estabelece parcerias para reduzir a pobreza e apoiar o desenvolvimento econômico.

O Banco Mundial fornece aos governos qualificados empréstimos com juros baixos, créditos com juros zero e doações, todos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de economias individuais. Os empréstimos e infusões de dinheiro ajudam na educação global, assistência médica, administração pública, infraestrutura e desenvolvimento do setor privado.

O Banco Mundial também compartilha informações com várias entidades por meio de aconselhamento sobre políticas, pesquisa e análise e assistência técnica. Oferece consultoria e treinamento para os setores público e privado.

Embora intitulado como banco, o Banco Mundial não é necessariamente um banco nos significados tradicionais e fretados da palavra. Ele e seus grupos subsidiários operam dentro de suas próprias provisões e desenvolvem seus próprios produtos de assistência financeira proprietários, todos com o mesmo objetivo de atender às necessidades de capital dos países internacionalmente.

 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Persio Arida

Conheça quem é o economista Persio Arida e seu papel na idealização e implementação do Plano Real.