O que é Banco Digital?

Um Banco Digital representa um processo virtual que inclui serviços bancários online e além. Como uma plataforma de ponta a ponta, ele deve abranger o front-end que os consumidores veem, o back-end que os funcionários veem através de seus servidores e painéis de controle de administração e o middleware que conecta esses nós.

Por fim, um banco digital deve facilitar todos os níveis funcionais do banco em todas as plataformas de prestação de serviços. Em outras palavras, ele deve ter as mesmas funções de matriz, filial, serviço online, cartões bancários, caixas eletrônicos e máquinas de ponto de venda, mesmo que online.

A razão pela qual o banco digital é mais do que apenas uma plataforma móvel ou online é que inclui soluções de middleware. Middleware é um software que une sistemas operacionais ou bancos de dados a outros aplicativos.

Como Investir nos Melhores Fundos

História do Banco Digital

 

As primeiras formas de Banco Digital remontam ao advento de caixas eletrônicos e cartões lançados na década de 1960. Como a internet surgiu na década de 1980 com o início da banda larga, as redes digitais começaram a conectar varejistas com fornecedores e consumidores para desenvolver necessidades de catálogos online e sistemas de software de inventário.

Na década de 1990, a internet se tornou amplamente disponível e o banco online começou a se tornar a norma. A melhoria dos sistemas de banda larga e comércio eletrônico no início dos anos 2000 levou ao que hoje se assemelhava ao mundo dos Bancos Digitais modernos. A proliferação de smartphones ao longo da década seguinte abriu as portas para transações que ultrapassam os caixas eletrônicos.

Atualmente, há uma demanda por consistência de ponta a ponta e por serviços, otimizados em conveniência e experiência do usuário. O mercado oferece front-ends entre plataformas, permitindo decisões de compra com base na tecnologia disponível, como dispositivos móveis, com um desktop ou Smart TV em casa. Para que os bancos atendam às demandas dos consumidores, precisam continuar se concentrando na melhoria da tecnologia digital que fornece agilidade, escalabilidade e eficiência.

Abrindo conta em um Banco Digital

Para abrir conta em um Banco Digital, o consumidor não precisa se deslocar até uma agência, bastando fazer download do aplicativo em seu smartphone. Geralmente, os Bancos Digitais não cobram taxa de manutenção.

Todo o processo de abertura é feito online, bem como envio de documentos e assinaturas. Com o banco online, os consumidores não precisam visitar uma agência bancária para concluir suas transações. Eles podem fazer tudo isso à sua própria conveniência, onde quiserem — em casa, no trabalho ou em movimento.

As transações bancárias oferecidas variam de acordo com a instituição. Como não possuem agência física, os depósitos são feitos por meio da geração de um boleto pago pelo cliente. Os clientes também recebem cartão de débito e, normalmente, podem sacar dinheiro por meio dos Caixas 24 horas.

Os benefícios do Banco Digital

Os principais benefícios dos benefícios digitais são:

 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Economista Doméstico

O que é um economista doméstico? De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil,…

Veja outros termos