Open Nav Logo Mais Retorno

Balança de Transferências Unilaterais

O que é Balança de transferências unilaterais?

As transferências unilaterais são valores referentes a doações, reparações de guerra ou heranças.

Na prática, podemos incluir aqui qualquer valor que não entra como rendimentos recebidos ou enviados ao exterior, receita com vendas de produtos ou serviços ou quem possa ter contrapartida em compras e demais operações. Portanto, os valores aqui são exclusivamente unilaterais.

Vale lembrar que o balanço de transferências unilaterais também incorpora o balanço corrente de um país em conjunto de outros três balanços que são:

  • Balança de bens;
  • Balança de serviços;
  • Balança de rendimentos.

Como funciona a Balança de Transferências Unilaterais?

Quando você conta com parentes (como pai, mãe) que vivem em outras áreas do globo, uma hora ou outra você poderá acabar recebendo uma doação ou herança.

Esses valores não vão ficar no país de origem e, provavelmente, tais recursos deverão ser enviados até você.

Sendo assim, esses recursos enviados para outro país, são contabilizados no balanço de transferências unilaterais.

Grande parte dos países de alguma forma faz a tributação de doações e heranças. Portanto, é comum que algum imposto seja pago quando existe uma transferência substancial de recursos, sendo que heranças podem contar com valores elevados.

Logo, essas transferências unilaterais podem gerar bons números dentro da balança corrente.

Além disso, é muito comum o envio de doações que acontecem entre pessoas de diferentes países, especialmente quando alguém que mora fora envia recursos para ajudar a família com certa frequência.

As doações também podem ser alvo de impostos e são contabilizadas no balanço de transferência unilaterais.

Influência da Balança de Transferências Unilaterais

Ao analisar um balanço de transações unilaterais positivo, seria possível dizer que esse país registra mais recebimento de doações ou heranças de outras partes do globo.

Mas isso não significa necessariamente que o país é mais pobre ou que ele é um exportador de “imigrantes”.

O contrário também é válido: países que possuem saldo negativo nos balanços de transferências unilaterais, não possuem necessariamente as melhores economias ou são lugares onde os imigrantes gostariam de ficar.

Na verdade, esse balanço de transferência serve para “limpar” os valores referentes aos outros balanços, uma vez que doações e heranças não estão ligadas a renda referente à produção ou investimento.

Outro ponto importante sobre esse estudo está ligado à tributação dos países. Tecnicamente, grande parte dos países tributa as heranças e doações.

Pessoas que recebem heranças acabam acumulando patrimônio e geralmente o dinheiro acaba se concentrando na mesma família. Esse é um fato que vem sendo amplamente discutido em várias nações.

Para dar uma “chance” à sociedade como um todo, os governos vêm aumentando a alíquota de impostos sobre a herança, principalmente na renda mais alta.

O objetivo desses impostos seria melhorar a distribuição de renda, ajudando aqueles mais necessitados a terem, ao menos, condições de competirem por condições melhores de vida.

Sendo assim, nem sempre os países que possuem impostos menores, são aqueles que concentram maior parte das heranças ou das doações.

Por exemplo, o Brasil é um país com uma das menores taxas aplicadas sobre heranças e doações em comparação com outros países.

Mesmo assim, existem muitos brasileiros deixando o país em relação a pessoas chegando para morar por aqui (levando em consideração pessoas de patrimônio equivalentes, renda mais alta).

Só para ter uma ideia, o Brasil tem uma alíquota média de imposto sobre heranças na casa dos 8% enquanto países como os Estados Unidos possuem alíquotas que chegam à casa dos 40%.

Ainda assim, os Estados Unidos são um dos países que mais recebem imigrantes do mundo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão