Open Nav Logo Mais Retorno

Balança de Bens

O que é Balança de Bens (ou mercadorias)?

A balança de bens ou mercadorias faz parte da composição da Balança Corrente. A balança de bens e mercadorias está junto das seguintes balanças:

  • Balança Comercial
  • Balança de Bens
  • Balança de Serviços
  • Balança de transferências unilaterais
  • Balança de transações correntes

Como o nome já diz um pouco, a Balança de Bens diz respeito à troca de bens que o país faz com o exterior.

Além disso, a soma da Balança de Bens com a Balança de Serviços, forma o que se conhece como Balança Comercial.

Podemos dizer que estamos tratando das compras e vendas que o país faz com o exterior. Esse dado ajuda a compor a Balança Corrente, mas ele por si só, já é relevante e pode ajudar bastante no diagnóstico econômico de um determinado país.


Como funciona a Balança de Bens?

Um país que possui uma estrutura bem organizada, que cobra impostos sobre produtos importados e exportados e registra essas entradas e saídas em seu território, consegue desenvolver um controle muito importante do ponto de vista econômico.

Esse número é relevante, porque ele pode dizer bastante sobre o país ou sobre sua economia.

Em grande parte, os países acabam analisando os números de forma analítica, separando por setores econômicos e até sobre produtos. Desse modo, é possível ver deficiências em algumas áreas e compreender quais são os principais déficits econômicos e de produção.

Países como o Japão dependem muito de alimentos que vêm de outros lugares do mundo. Devido a extensão territorial ou a questões climáticas e de solo, o país não consegue desenvolver todos os alimentos que consome.

Por isso, a aquisição de alguns alimentos do exterior como o frango, por exemplo, é necessária.

É claro que o peso que as importações de frango possuem na balança de bens e mercadorias do Japão é pequeno, se comparado ao peso das exportações de bens industriais e de tecnologia.

Através das informações contidas na Balança de Bens o país pode identificar pontos nos quais possui suficiência e certa facilidade de produzir mais do que necessita e outros pontos nos quais seria necessário avaliar acordos comerciais melhores, uma vez que existe certa dependência vinda do exterior.

Influências da Balança de Bens e Mercadorias

Uma Balança de Bens que esteja favorável ao país, registrando maiores vendas que importações, pode revelar algumas coisas. Dentre elas, a relação da moeda corrente do país com as demais moedas no mundo.

Quando um país possui uma moeda mais desvalorizada em comparação as outras moedas, não é difícil identificar exportações mais elevadas em comparação com as importações.

Agora quando o inverso acontece, as importações podem acabar se tornando mais elevadas em comparação com as exportações.

Países considerados desenvolvidos e que possuem indústrias fora do próprio território, eventualmente possuem importações maiores em comparação com as exportações. Isso pode acabar gerando um déficit na Balança de Bens.

Países que recebem parques indústrias do exterior acabam ficando com a Balança Comercial positiva, em parte, devido à troca de bens que se torna positiva. Um excelente exemplo disso é a China e alguns outros países asiáticos, como o Vietnã.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados