Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Avaliação Relativa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/11/2020 às 15:27 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Avaliação Relativa?

Há diversas formas de um investidor avaliar uma empresa de capital aberto  para tomar a decisão antes de adquirir uma ação. Uma das formas de fazer isso é recorrer à avaliação relativa.

A avaliação relativa é um método utilizado para analisar os indicadores de uma instituição em relação a outras instituições do mesmo setor, ou de setores parecidos. Tal avaliação tem como objetivo interpretar o valor do ativo de uma empresa x e decidir se esse valor faz sentido em relação ao de uma empresa y.

Assim, esse método serve como uma comparação entre preços de ativos - do mesmo modo como comparamos preços de carros, por exemplo.

Em geral, quando alguém decide comprar um carro, essa ação se dá mediante a comparação entre os preços de modelos parecidos, certo? Desse modo, através de um cálculo de custo e benefício, é possível saber qual veículo faz jus ao orçamento da pessoa.

Com a avaliação relativa acontece da mesma forma: queremos saber se um determinado ativo é mais barato em relação a outros parecidos com ele. Nesse sentido, do mesmo modo como quando vamos comprar um carro, não é apenas o preço que está envolvido na comparação.

Se quando avaliamos um veículo observamos modelos diversos, ao fazer a avaliação relativa de uma empresa avaliamos seus múltiplos!

Como a Avaliação Relativa funciona?

Como dissemos anteriormente, ela é realizada entre empresas que são parecidas ou do mesmo setor. Tal avaliação ocorre por meio dos múltiplos, mais especificamente do P/L- ou preço por lucro.

Esse múltiplo é importante para a avaliação relativa porque nos informa quanto o mercado está disposto a pagar por uma ação em relação ao seu lucro. Veja:

Para descobrir o P/L temos de saber, primeiramente, o preço da ação que é dado pela razão entre o valor de mercado da empresa e a quantidade de ações emitidas por ela. Ou seja, preço da ação = valor de mercado/quantidade de ações.

Depois, precisamos saber qual é o lucro que obtemos por ação, a partir da razão entre o lucro líquido e a quantidade de ações emitidas. Ou seja,  lucro por ação = lucro líquido/quantidade de ações.

Assim, dividindo o preço pelo lucro por ação, obtemos o múltiplo P/L, que pode ser usado na avaliação relativa. Mas como, afinal, fazemos tal avaliação?

A avaliação relativa através do P/L pode ser feita da seguinte forma: se o P/L da empresa for muito mais alto do que o de outras do mesmo setor, então podemos considerar  que sua ação está cara.

Contudo, apenas o P/L não é suficiente para determinar se um ativo de fato está caro. Isso porque vários fatores podem influenciar esse resultado.

Há outros múltiplos, como o EBITDA, que podem ser usados nesse método de avaliação. Ela também pode ser feita observando taxa de crescimento da empresa, razão de distribuição de dividendos e seu risco de mercado

A Avaliação Relativa é arriscada?

Tomar decisões sobre compra e venda de ações baseando-se apenas em um ou dois indicadores é sempre arriscado. Com a avaliação relativa não é diferente.

Um risco de tomar apenas a avaliação relativa como fator de decisão está na limitação desse método, afinal, não se avaliam outros dados da empresa que podem justificar determinado número.

Pode ser que uma ação pareça barata em relação a outras do setor, cujos ativos costumam ser caros e vice-versa. Mas a avaliação relativa não vai permitir ver o motivo de isso estar acontecendo! 

Pode ser que sejam apenas aparências e que você não tome decisões baseadas em fatos concretos, entende? Daí o risco. 

Não que a avaliação relativa deva ser simplesmente ignorada, mas ela deve estar acompanhada de outras avaliações para não ser um tiro no escuro com consequentes prejuízos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados