Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Autogerenciamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/09/2020 às 18:47 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é autogerenciamento?

O autogerenciamento, como o próprio nome sugere, é a habilidade que uma pessoa tem de se autogerenciar. Dessa forma, é possível ter conhecimento sobre seus pontos fortes e fracos, além da clareza para entender como eles podem influenciar — positivamente ou negativamente — em cada uma das atividades que desenvolve.

Esse processo envolve se conhecer a tal ponto que a pessoa consegue admitir que não é tão boa em uma área, mas pode ser muito boa em outra. Existem algumas técnicas que podem auxiliar nessa autodescoberta e que são capazes de fazê-la conhecer claramente suas limitações pessoais ou técnicas.

Quais são alguns exemplos de autogerenciamento?

Todas as habilidades de autogerenciamento se concentram na responsabilidade social em algumas áreas específicas. Entre elas, é possível citar a organização, a definição de metas e a automotivação. Na primeira delas, é possível aplicar habilidades organizacionais em relação ao tempo, capacidades mentais e energia para melhorar a funcionalidade e estabelecer a organização.

Já a definição de metas é a capacidade de determinar o que se deseja alcançar de forma bem definida e clara. Esse processo ajuda a decidir o que é importante e, a partir disso, criar um plano de ação para ajudar a atingir objetivos que estejam alinhados com esses valores. Essa habilidade também é necessária para manter a produtividade, porque permite gerenciar tanto o tempo quanto as ações.

Em relação a automotivação, ela é a capacidade de tomar iniciativas e concluir tarefas que precisam ser concluídas. Quando alguém está automotivado, consegue antecipar e planejar estratégias mais significativas ou resolver problemas em andamento com mais facilidade e agilidade.

Quais são os benefícios do autogerenciamento?

Um dos maiores benefícios do autogerenciamento é o fato de trabalhar a inteligência emocional, característica muito valorizada atualmente. De forma resumida, ela é a capacidade de ter empatia com as outras pessoas e de controlar as emoções para que elas não interfiram de forma negativa na rotina.

O controle das metas também é uma das vantagens de se autogerenciar. Com isso, é possível fazer uma análise bastante apurada do que está sendo feito, dos caminhos que estão sendo seguidos e se todas as ações condizem com os resultados planejados.

Uma das maiores possibilidades com o autogerenciamento é conseguir sair da zona de conforto. Muitas pessoas que mergulham nesse processo acreditam que, para obter bons resultados, é preciso fazer sempre somente a mesma coisa — e é aí que elas se enganam. Para conseguir resultados diferentes e mais aprimorados, é preciso aprender novas técnicas e colocá-las em prática. Esse processo não é só importante quanto muito necessário.

Como aprimorar as habilidades de autogerenciamento?

Para aprimorar habilidades de autogerenciamento é preciso se concentrar — de forma ativa — em maneiras de avaliar, direcionar e melhorar as tarefas diárias. Algumas delas incluem:

  • Avaliar os pontos fortes — para que seja possível gerenciar o tempo e a carreira para aproveitar ao máximo tanto as hard skills quanto as soft skills;
  • Priorizar as responsabilidades, ou seja, definir claramente quais são as responsabilidades mais importantes e concentrar a atenção nas tarefas mais críticas;
  • Desenvolver sistemas organizacionais ou encontrar métodos eficazes que auxiliem a administrar o tempo, a agilizar as atividades diárias e a manter itens importantes em locais fáceis de serem encontrados;
  • Criar prazos e atribui-los para cada uma das etapas de um projeto ou para rotinas do dia a dia;
  • Executar uma tarefa de cada vez para que o tempo — e o esforço colocado em cada dela — seja administrado com eficiência;
  • Cuidar da saúde física e mental com uma alimentação melhor, com exercícios regulares e com atenção especial em atividades que reduzam os níveis de estresse.

Por fim, é preciso avaliar o progresso alcançado. Dessa forma, é possível definir pontos de verificação ao longo do caminho e rastrear as realizações para analisar se foram atingidas. Todo o resultado dessa avaliação — que pode ser feita regularmente — pode ser usado como feedback para melhorar ainda mais o autogerenciamento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados