Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Aumento de Capital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/01/2019 às 19:45 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o aumento de capital?

O aumento de capital significa uma operação financeira para uma elevação do capital social de uma empresa através de duas modalidade: entrada de capital de sócios por meio de subscrição de novas ações ou quotas e incorporação de reservas.

A entrada de capital é uma fonte de financiamento alternativa à forma de financiamento externo - empréstimos, outros instrumentos de crédito.

Essa maneira lhe permite financiar a atividade da empresa, novos projetos e ainda o reforço da sua autonomia.

É uma forma de injetar capital dentro de uma companhia.

Qual a importância do aumento de capital?

O ideal é que todo negócio tenha condições para se manter com seus próprios recursos ao longo dos anos, mas em alguns casos é preciso captar dinheiro de fora sem que este seja fruto de empréstimos.

Uma alternativa para isso é o aumento de capital. O capital social é apresentado como uma forte garantia aos investidores, trabalhadores e empresa como um todo.

E, por isso, uma forma de se dizer que a empresa funcionará bem, pois seu capital social suplanta as expectativas.

Como o aumento de capital acontece?

Em uma empresa cujas ações são cotadas na bolsa de valores - B3 - o aumento pode ser dirigido ao público, bem como aos acionistas através de oferta pública ou ainda da oferta particular para específicos tipos de investidores.

A primeira vez que se oferece publicamente as ações chama-se Oferta Pública Inicial. E os aumentos de capital que forem feitos depois da oferta pública inicial serão chamados de: distribuição ou oferta secundária.

O que ocorre com o aumento de capital?

Quando ele ocorre através da entrada de capital, o que acontece é o aumento simultâneo de capitais próprios da empresa. Isso permite tantos os novos como os velhos acionistas a participarem na operação.

Ao contrário de um empréstimo - que são reembolsados para a empresa que emprestou -, o aumento de capital não se destina a ser reembolsável.

O que acontece no mercado com o aumento de capital?

Quando é falado publicamente sobre um possível aumento de capital, o mercado geralmente reage em baixa - desvaloriza a ação - uma vez que com a ocorrência os demais acionistas terão sua situação diluída. E outra coisa: o aumento de capital pode significar uma possível dificuldade financeira por parte da empresa e por causa disso há a injeção de valor.

Mas essa última informação pode ser vista de forma diferente, caso a entidade mostre que está aumentando o capital para um investimento.

O que é aumento de capital por subscrição?

O aumento de capital por subscrição leva a entrada de dinheiro dentro da empresa. Subscrevendo-se novas ações, os acionistas as compram e isso reforçará o capital social da empresa.

Uma nova subscrição para os antigos acionistas pode representar um preço inferior à cotação da bolsa. Se os novos acionistas não subscreverem as novas ações, podem perder dinheiro, pois o valor dos títulos tenderá a diminuir.

Para que isso não aconteça de nenhuma forma, os acionistas devem vender seus direitos de subscrição ou ainda adquirir novas ações.

O que é aumento de capital por incorporação de reservas?

Durante um tempo que é determinado, os direitos de incorporação são negociados em bolsa. Se os direitos não forem vendidos, serão convertidos em novas ações pela corretora e ou banco.

As reservas representam anteriores resultados positivos da empresa. E essas reservas reforçam a conta de capital. Então, o aumento de capital corresponde a emissão de ações.

O aumento de capital por incorporação das reservas é, na verdade, uma manobra da contabilidade, ao contrário do que ocorre na subscrição.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados