Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Auditoria Independente

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/04/2020 às 15:52 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é auditoria independente?

A auditoria é uma atividade realizada para investigar e avaliar os balanços contábeis de uma empresa, através de procedimentos técnicos específicos. 

É capaz de atestar a adequação de um fato e imprimir-lhe característica de confiabilidade - ou o exato oposto, caso identifique irregularidades. Sendo assim, através da auditoria independente é possível saber a real funcionalidade de certos processos na empresa e a possível ação ilícita por parte de seus integrantes.

Quem pode realizar a auditoria independente?

Um auditor independente – ou auditor externo – é responsável por aplicar os procedimentos de caráter comprobatório. Tais procedimentos devem estar sempre de acordo com as leis governamentais de cada país e seguir as regras de demonstrações contábeis.

Os gestores da empresa contratante deverão ter em mente que a análise do auditor será transparente e totalmente baseada na atual realidade da corporação. O profissional deverá construir um relatório preciso expressando seu parecer a respeito do balanço financeiro auditado, entre outros fatores que afetam a confiabilidade do negócio.

Para realizar o procedimento de maneira correta, o auditor independente precisará ter acesso aos números contábeis da empresa e outras informações, como patrimônio e tributações pagas. 

Por via de regra, todos os auditores precisam ser membros de órgãos de contabilidade profissionais e reconhecidos legalmente. No Brasil, devem ser inscritos no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por que a auditoria independente é importante?

A auditoria independente é extremamente importante para melhorar a gestão da corporação e proporcionar certa segurança aos investidores. Como é realizada por um profissional de empresa terceirizada, há garantia de uma análise com total imparcialidade nos resultados.

Através da auditoria, os gestores poderão enxergar quaisquer falhas de operação e ter noção sobre seus impactos para a competitividade do negócio no mercado. 

O relatório emitido poderá guiar os profissionais de liderança na coordenação de suas equipes, a fim de que os procedimentos sejam voltados para resultados benéficos à companhia e que qualquer correção seja feita antes de gerar maiores prejuízos.

Ainda sobre as vantagens de contar com uma auditoria independente, receber a certificação de uma auditoria é algo bem visto no mercado por acionistas e investidores, isso porque haverá uma informação com alta credibilidade à disposição deles.

Como é o relatório emitido através da auditoria independente?

Como já foi dito, através da auditoria independente, o relatório emitido pelo auditor possui objetivo de fornece um parecer sobre a adequação dos processos, posição patrimonial e financeira, resultados fixos, mutações do patrimônio líquido e demais demonstrações financeiras da entidade auditada. 

Este relatório poderá ser divido entre dois ou mais parágrafos, para melhor compreensão do cliente, apresentando itens como:

  • Identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
  • Extensão dos trabalhos realizados;
  • Opinião sobre as demonstrações contábeis;
  • Posição patrimonial e financeira;
  • Resultado das operações para o período a que correspondem;
  • Mutações do patrimônio líquido para o período a que correspondem;
  • Origem das aplicações de recursos para o período a que correspondem.

Além disso, também pode haver variação no tipo de parecer apresentado pelo profissional. São definidos em quatro tipos diferentes:

  • Parecer com ressalva: é emitido quando o auditor conclui que qualquer discordância não é grave o suficiente para requerer um parecer adverso ou mesmo um parecer com abstenção de opinião;
  • Parecer adverso: é emitido quando o auditor verifica que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas;
  • Parecer com abstenção de opinião: é emitido apenas quando houver limitação significativa e que impossibilite o auditor de expressar opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la;
  • Parecer sem ressalva: é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria. O parecer do auditor independente deve expressar essa convicção de forma clara e objetiva. 
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados