Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Auditoria Financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/03/2019 às 18:20 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a auditoria financeira?

A auditoria financeira é uma modalidade de auditoria que se dedica a avaliar todas as atividades ligadas ao Departamento Financeiro de uma organização, com o objetivo de identificar eventuais irregularidades, fraudes ou desvios.

Entre os objetos analisados na auditoria financeira estão os recursos da companhia (em especial, a sua devida utilização), os processos internos e as medidas de controle, os títulos em aberto, entre outros.

Dessa maneira, os proprietários da companhia (os sócios ou acionistas) podem desenvolver uma percepção de amplo valor e confiança na empresa. Afinal, quem investiria em um negócio tomado por esquemas, fraudes e corrupção?

Além de ser totalmente reprovável do ponto de vista ético, investir em organizações com esse perfil também representa um enorme risco do ponto de vista financeiro. Afinal, segundo relatório da Provar/FIA, ao menos R$ 2,2 bilhões são furtados anualmente apenas no varejo - e, sim, pelos próprios funcionários!

Como a auditoria financeira funciona?

Para a realização da auditoria financeira, pode-se citar a necessidade de ao menos três elementos essenciais: a análise financeira, o controle de processos e a observação de riscos.

Na análise financeira são reunidos todos os documentos, comprovantes e extratos relacionados às movimentações financeiras da empresa. Aqui, os boletins de caixa e os registros contábeis são as fontes de informação mais procuradas.

O objetivo principal da análise financeira é mapear o capital, checando o caminho percorrido pelo capital desde a fonte da receita até o seu devido uso, para garantir que nada foi desviado.

Já no mapeamento de processos, os três setores básicos do Departamento Financeiro (a Tesouraria, o Contas a Pagar e o Contas a Receber) são examinados diante do fluxo de trabalho.

O ideal é que se relacionem todas as tarefas realizadas por todos os funcionários, de modo a entender o grau de responsabilidade de cada um pelas atividades desempenhadas.

Por fim, na observação de riscos, a maior preocupação diz respeito à identificar falhas nos controles internos, cujas irregularidades sejam passíveis de resultar em brechas para atuações ilegais.

A ordem de execução da auditoria, com base nesses três elementos, depende muito da companhia ou profissional contratado para realização da “inspeção”. Contudo, um processo eficiente sempre engloba cada um deles.

Quais são as vantagens de se realizar uma auditoria financeira?

De forma geral, o mercado tem uma tolerância extremamente baixa com companhias pouco confiáveis.

O que é compreensível, visto que é quase impossível confiar o seu capital à uma organização onde há o risco constante de se perder lucro com furtos e esquemas internos de desvio.

Pensando dessa maneira é que a auditoria financeira é utilizada, inclusive, como um componente estratégico. Além de garantir aos atuais sócios e acionistas que o seu faturamento é devidamente processado, sem perdas no caminho, ela também aumenta o prestígio da empresa no mercado, atraindo investidores e fortalecendo o seu valor.

Qual é a diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil?

O que diferencia a auditoria financeira da auditoria contábil é, sobretudo, o propósito (e consequentemente o objeto) de cada uma delas.

Como vimos anteriormente, a auditoria financeira está extremamente ligada à análise monetária. Ao checar os extratos bancários e o boletim de caixa, por exemplo, o objetivo central é avaliar se, monetariamente, a companhia está em conformidade com os padrões de licitude.

A auditoria contábil, por sua vez, está mais interessada nas demonstrações contábeis. Os lançamentos contábeis refletem as movimentações reais? Toda a atividade contábil está alinhada com as regras legais? Existe alguma possibilidade da documentação apresentada ser autuada pelos órgãos públicos de controle?

Essas perguntas são essenciais para uma auditoria contábil de qualidade, contudo, não se encontram na auditoria financeira (com exceção, é claro, dá última questão, que é universal).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados