Open Nav

Ativo Real

O que é Ativo Real?

Um ativo real de uma empresa ou pessoa representa um bem material ou imaterial, ou mesmo direitos, mas que não faz parte da reserva de valor. Um ativo real contribui para a geração de receita da companhia, como acontece com máquinas e equipamentos utilizados na fabricação de um produto.

O ativo real faz parte do grupo de ativos que uma empresa detém. Eles se dividem entre ativos reais e ativos financeiros e, de modo geral, representam todos os créditos, bens e valores que um indivíduo ou uma companhia pode ter.


Para que serve o ativo real?

Ele serve como um tipo de investimento, que se dá pela aquisição de algum bem. Essa opção pode agregar valor ao portfólio do investidor.

Alguns exemplos são:

  • Ouro: em momentos de crise, o ouro acaba sendo o ativo real mais procurado entre os investidores, por ser uma opção mais segura. Entretanto, o preço deste ativo real varia e requer que o investidor conheça como essa oscilação funciona antes de investir. Na bolsa de valores, o ouro é negociado pelo contrato do lote padrão ou fracionário.
  • Imóveis: é um investimento mais tradicional, com aquisição de imóveis físicos, em que a rentabilidade vem a partir do pagamento dos aluguéis, venda e valorização do terreno ou da construção. Por outro lado, também é possível investir em imóveis por meio dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs).
  • Ativos florestais: é um investimento associado à demanda do mercado que utiliza madeira. Apesar de ter menor volatilidade, seus riscos estão sujeitos a questões climáticas e biológicas.

A outra opção no grupo de ativos são os financeiros, que estão relacionados a investimentos feitos no mercado financeiro. Entre os tipos de ativos financeiros mais conhecidos estão: ações, títulos públicos e privados, opções e commodities.

Investindo em ativo real

Como melhor opção na estratégia de investimentos, especialistas recomendam a diversificação do portfólio.

No caso do ativo real, por exemplo, é preciso levar em conta a baixa liquidez que ele possui, além de ser um investimento que poderá trazer mais retorno no longo prazo.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados