Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ativo Imobilizado: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/01/2022 às 13:59 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é o ativo imobilizado?

Ativo imobilizado é o conjunto de bens relacionados com a manutenção da empresa. São bens tangíveis, ou seja, físicos. Ele é uma parte que geralmente é utilizada para gerar renda.

Para a Receita Federal o seu conceito é conjunto de bens e que abrangem os custos de benfeitorias.

No Balanço Patrimonial ele vem logo abaixo do ativo circulante e também é de muita importância.

Não se pretende transformá-los em dinheiro dentro de um período de 1 ano. São também conhecidos como propriedade e equipamentos.

Também se referem a ele como ativos de capital ou bens de capital. Temos ainda a nomenclatura imobilizado técnico que nada mais é que os bens móveis e imóveis.

Para que serve o ativo imobilizado?

O ativo imobilizado serve para serem mantidos por uma companhia para uso na produção ou na venda de mercadorias e prestação de serviços.

É esperado seu uso por mais de 12 meses e de se conseguir benefícios econômicos com a sua utilização.

O seu valor registrado na contabilidade é o chamado contábil. Isto é, retirando a depreciação - valor que os bens perdem ao longo do tempo pelo desgaste, uso.

O que são bens de natureza permanente?

São os bens utilizados para a manutenção da atividade da empresa. Um exemplo disso são os imóveis. São bens que servem para a estrutura da companhia.

O que compõe o ativo imobilizado?

As contas do ativo imobilizado compõem bens em operação e são exemplos desse tipo:

  • Instalações;
  • Edificações;
  • Móveis e Utensílios;
  • Ferramentas;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Veículos;
  • Terrenos;
  • Demais que seguirem esta ordem.

Os bens utilizados passam pela conciliação, inventário e avaliação contábil para que seja melhor registrados.

Qual a importância do ativo imobilizado?

O registro contábil perfeito dos bens tangíveis favorece na criação de relatórios financeiros verdadeiros, avaliação real do negócio e uma ótima análise fundamentalista.

Investidores e credores se utilizam deste relatório para saber a saúde da companhia. Se uma empresa X investe bastante em imobilizado em detrimento dos ativos de fácil circulação, isso significa um ponto negativo para os investidores.

Entretanto, ao mesmo tempo que pode não ser tão bom assim ter bastante imobilizado em relação ao ativo circulante, é igualmente importante uma empresa ter bens em seu nome para o caso de ter que quitar dívidas maiores no longo prazo.

Como é a depreciação do ativo imobilizado?

Os bens que simbolizam o ativo imobilizado têm um período limitado de vida útil econômica. Por esse motivo é que os bens materiais sofrem depreciação pelo mero desgaste do uso.

Suas taxas de depreciação constam de Instrução Normativa SRF 162/1998 e IN SRF 130/1999.

Veja abaixo as principais taxas de depreciação praticadas:

BemTaxa anual depreciação
Vida útil anos
Imóveis4%25
Instalações10%10
Máquinas e equipamentos10%10
Móveis e utensílios10%10
Veículos20%5
Equipamentos de informática20%5

Como ter um diagnóstico sobre o ativo imobilizado de uma empresa?

Caso uma empresa esteja investindo seus esforços mais em ativo imobilizado - ativo fixo - isso pode significar um ponto negativo, já que estarão transformando em bens, valores que poderiam ser utilizados para quitarem dívidas de curto prazo.

Outro ponto importante a mencionar é que se em vez de deixarem dinheiro em caixa, imobilizarem, isso pode significar uma política equivocada por parte da empresa.

Qual é o valor mínimo para imobilizar um bem?

O custo de aquisição do ativo imobilizado não pode ser deduzido como despesa operacional, a não ser que ele tenha valor de até 1.200 reais ou ainda vida útil não superior a 1 ano.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados