Open Nav Logo Mais Retorno

Aswath Damodaran

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é o nome do contador indiano conhecido como “Dean of Valuation" (em tradução livre, Papa do Valuation).

Tal aclamação se origina na capacidade ímpar de reconhecer oportunidades através de análises sobre os históricos e tendências dos segmentos, seguindo vieses diferentes daqueles observados por demais economistas. Para tanto, teve uma longa e aprofundada trajetória acadêmica.

Nascido em 1957, na cidade indiana de Chennai, Damodaran iniciou sua formação na Universidade de Madras, no curso de Contabilidade. Tempos depois, cursou o MBA no Indian Institute of Management.

Sua dedicação aos estudos ultrapassou fronteiras, levando-o aos Estados Unidos, para outro MBA e à conquista de seu PhD, na John E. Anderson School of Management – uma renomada escola de negócios vinculada à Universidade da Califórnia.

Aswath segue no país até hoje. Já com 62 anos de idade, consolidou a sua carreira como professor acadêmico na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, onde leciona desde 1986.


Qual é a contribuição de Aswath Damodaran para o mundo acadêmico e empresarial?

Altamente reconhecido pela qualidade de suas aulas, Damodaran não se prende às quatro paredes da sala de aula para ensinar.

Ao todo, escreveu dezenas de livros, que servem como referência para estudos da área de finanças. Além disso, participou da escrita de diversos periódicos (como o The Journal of Finance) e alimenta um blog, de modo a disseminar o seu conhecimento aprofundado na internet.

Dentre os maiores livros publicados por ele, podemos citar:

  • Damodaran on Valuation: Security Analysis for Investment and Corporate Finance (1994);
  • Corporative Finance – Theory and Pratice – Software (1997);
  • Valuation Approaches and Metrics: A Survey of the Theory and Evidence (2005);
  • The Dark Side of Valuation: Valuing Young, Distressed, and Complex Business (2009);
  • Narrative and Numbers: The Value of Stories in Business (2017).
  • Em língua portuguesa, apenas os seguintes títulos estão disponíveis até o momento, podendo ser encontrados em sua forma física e/ou digital:
  • Avaliação de Investimentos – Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo (1995);
  • Gestão Estratégica do Risco (2008);
  • Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações (2011);

O que confere a Aswath Damodaran a alcunha de Papa do Valuation?

A abordagem de Damodaran quanto à análise do mercado financeiro (em especial, das companhias individualmente) é o seu principal diferencial perante os demais no mercado.

Ele é adepto ao Value Investing, como muitos outros, mas desenvolveu estratégias próprias e peculiares em seu processo.

Antes de entender o conceito de Value Investing aplicado por Damodaran, é importante reconhecer a prática conhecida como Valuation, importantíssima para tal processo.

Valuation é um termo da língua inglesa para “Avaliação de Empresas" ou “Avaliações Corporativas". Tal processo permite avaliar os valores de uma empresa, a fim de determinar se o valor de suas cotas é justo e, até mesmo, se é um negócio válido e seguro.

Em outras palavras, são análises que permitem criar parâmetro atual e a longo prazo para o investimento em um companhia.

A partir disso surge, então, a Value Investing (Investimento em Valor), uma estratégia que consiste em procurar por ações que estão subvalorizadas no mercado, mas que, na maioria das vezes, mostram chances claras de desenvolvimento.

Damodaran, por sua vez, prefere trabalhar com possibilidades menos prováveis, que necessitam de maior capacidade crítica.

Para ele, empresas com chances muito claras de desenvolvimento não trazem grandes vantagens, visto que o número de investidores dispostos a aplicar capital na companhia sobe, levando consigo as cotações.

O caso de seu investimento na Apple é o mais famoso para a Valuation.

Em meados dos anos 90, Damodaran comprou ações na empresa em valores que não chegavam a um dólar. As mesmas foram vendidos por aproximadamente 100 dólares, em 2012.

Suas análises foram bem aplicadas também sobre a Volkswagen, em 2014. Após escândalos envolvendo a companhia, analisou outras quedas semelhantes no mercado financeiro e percebeu um padrão de melhora pós-crise, detectando a possibilidade de ganhos.

Como podemos ver, Damodaran costuma aceitar mais risco do que outros investidores adeptos do value investing, confiando em sua capacidade única de julgar o contexto econômico das companhias.

E como é mesmo uma capacidade única, intransferível, a figura do financista acabou por se tornar cada vez mais valiosa - assim como o conhecimento que ele está disposto a compartilhar.

Esses aspectos levaram, então, a se cunhar Aswath Damodaran como o Papa do Valuation.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados