Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Aswath Damodaran

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/08/2019 às 19:56 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Aswath Damodaran?

Aswath Damodaran é o nome do contador indiano conhecido como “Dean of Valuation" (em tradução livre, Papa do Valuation).

Tal aclamação se origina na capacidade ímpar de reconhecer oportunidades através de análises sobre os históricos e tendências dos segmentos, seguindo vieses diferentes daqueles observados por demais economistas. Para tanto, teve uma longa e aprofundada trajetória acadêmica.

Nascido em 1957, na cidade indiana de Chennai, Damodaran iniciou sua formação na Universidade de Madras, no curso de Contabilidade. Tempos depois, cursou o MBA no Indian Institute of Management.

Sua dedicação aos estudos ultrapassou fronteiras, levando-o aos Estados Unidos, para outro MBA e à conquista de seu PhD, na John E. Anderson School of Management – uma renomada escola de negócios vinculada à Universidade da Califórnia.

Aswath segue no país até hoje. Já com 62 anos de idade, consolidou a sua carreira como professor acadêmico na Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, onde leciona desde 1986.

Qual é a contribuição de Aswath Damodaran para o mundo acadêmico e empresarial?

Altamente reconhecido pela qualidade de suas aulas, Damodaran não se prende às quatro paredes da sala de aula para ensinar.

Ao todo, escreveu dezenas de livros, que servem como referência para estudos da área de finanças. Além disso, participou da escrita de diversos periódicos (como o The Journal of Finance) e alimenta um blog, de modo a disseminar o seu conhecimento aprofundado na internet.

Dentre os maiores livros publicados por ele, podemos citar:

  • Damodaran on Valuation: Security Analysis for Investment and Corporate Finance (1994);
  • Corporative Finance – Theory and Pratice – Software (1997);
  • Valuation Approaches and Metrics: A Survey of the Theory and Evidence (2005);
  • The Dark Side of Valuation: Valuing Young, Distressed, and Complex Business (2009);
  • Narrative and Numbers: The Value of Stories in Business (2017).
  • Em língua portuguesa, apenas os seguintes títulos estão disponíveis até o momento, podendo ser encontrados em sua forma física e/ou digital:
  • Avaliação de Investimentos – Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo (1995);
  • Gestão Estratégica do Risco (2008);
  • Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações (2011);

O que confere a Aswath Damodaran a alcunha de Papa do Valuation?

A abordagem de Damodaran quanto à análise do mercado financeiro (em especial, das companhias individualmente) é o seu principal diferencial perante os demais no mercado.

Ele é adepto ao Value Investing, como muitos outros, mas desenvolveu estratégias próprias e peculiares em seu processo.

Antes de entender o conceito de Value Investing aplicado por Damodaran, é importante reconhecer a prática conhecida como Valuation, importantíssima para tal processo.

Valuation é um termo da língua inglesa para “Avaliação de Empresas" ou “Avaliações Corporativas". Tal processo permite avaliar os valores de uma empresa, a fim de determinar se o valor de suas cotas é justo e, até mesmo, se é um negócio válido e seguro.

Em outras palavras, são análises que permitem criar parâmetro atual e a longo prazo para o investimento em um companhia.

A partir disso surge, então, a Value Investing (Investimento em Valor), uma estratégia que consiste em procurar por ações que estão subvalorizadas no mercado, mas que, na maioria das vezes, mostram chances claras de desenvolvimento.

Damodaran, por sua vez, prefere trabalhar com possibilidades menos prováveis, que necessitam de maior capacidade crítica.

Para ele, empresas com chances muito claras de desenvolvimento não trazem grandes vantagens, visto que o número de investidores dispostos a aplicar capital na companhia sobe, levando consigo as cotações.

O caso de seu investimento na Apple é o mais famoso para a Valuation.

Em meados dos anos 90, Damodaran comprou ações na empresa em valores que não chegavam a um dólar. As mesmas foram vendidos por aproximadamente 100 dólares, em 2012.

Suas análises foram bem aplicadas também sobre a Volkswagen, em 2014. Após escândalos envolvendo a companhia, analisou outras quedas semelhantes no mercado financeiro e percebeu um padrão de melhora pós-crise, detectando a possibilidade de ganhos.

Como podemos ver, Damodaran costuma aceitar mais risco do que outros investidores adeptos do value investing, confiando em sua capacidade única de julgar o contexto econômico das companhias.

E como é mesmo uma capacidade única, intransferível, a figura do financista acabou por se tornar cada vez mais valiosa - assim como o conhecimento que ele está disposto a compartilhar.

Esses aspectos levaram, então, a se cunhar Aswath Damodaran como o Papa do Valuation.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados