Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

AGO – Assembleia Geral Ordinária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/01/2019 às 21:41 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é AGO- Assembleia Geral Ordinária ?

AGO ou Assembleia Geral Ordinária é uma reunião que as empresas convocam, através de sua diretoria, com o objetivo de analisar relatórios da entidade, verificar resultados e eleger o conselho fiscal da diretoria.

A Assembleia deve ter sua realização até 4 meses depois do encerramento do exercício social da empresa.

A Assembleia Geral Ordinária é sempre convocada em noticiários pequenos e urgentes.

Em muitos dos casos, a única vez que os sócios e executivos se reúnem é durante esta reunião especial, a qual ocorre em tempo previsto.

Mesmo que alguns sócios sejam requeridos para uma reunião para resolverem alguns problemas específicos, como a demissão de um executivo, por exemplo.

Quais são as matérias deliberadas pela AGO - Assembleia Geral Ordinária?

As matérias deliberadas pela Assembleia são:

  • Apreciar contas;
  • Apreciar os demonstrativos financeiros;
  • Falar sobre a destinação do lucro;
  • Fixar dividendos a serem distribuídos;
  • Nomeação de administradores;
  • Nomeação de membros do Conselho Fiscal quando for o caso específico.

Qual é o prazo para realização da AGO - Assembleia Geral Ordinária?

É de obrigatoriedade das Sociedades que façam a realização anual da Assembleia nos 4 primeiros meses seguintes ao término do exercício social.

O exercício social é o espaço de tempo (12 meses) que, terminando, as pessoas jurídicas apuram seus resultados.

É interessante mencionar que as contas sendo aprovadas, bem como as demonstrações financeiras, exonera a responsabilidade dos administradores e o conselho fiscal, a não ser em caso de dolo, fraude, erro ou outro.

Como ocorre o anúncio e publicação de documentos da administração na AGO?

No mês que anteceder a realização da AGO, os administradores devem fazer uma publicação, por 3 vezes, como um anúncio que informará à disposição dos documentos que mencionaremos logo abaixo para os acionistas:

  • Cópia das demonstrações financeiras;
  • Parecer dos auditores independentes;
  • Relatório da administração;
  • Parecer do Conselho Fiscal;
  • Demais documentos pertinentes.

Destes documentos, o relatório da administração, as demonstrações financeiras e o parecer dos auditores, deverão ser publicados em 5 dias antes, no mínimo, da data da realização da AGO.

Como é a convocação da AGO?

A convocação da Assembleia deve seguir os requisitos estabelecidos em lei como prazo, conteúdo e quaisquer outro requisito sob pena de se anular a AGO.

Nas Sociedades Anônimas, a convocação deve ser realizada em edital publicado em 3 edições, no DOU - Diário Oficial da União - ou ainda dos estados.

Ainda nas S.A’s, a primeira convocação da AGO deve ter 15 dias de antecedência da data da própria Assembleia. Caso a convocação não der certo, é feita uma nova tentativa pela segunda vez, mas desta vez com 8 dias de antecedência.

Como se dá o anúncio e publicação de documentos em uma AGO?

O BP - balanço patrimonial - e a DRE - demonstração do resultado do exercício - deverão ser de forma antecipada mostrados aos sócios que não fazem a administração.

E, até um mês antes da data marcada para a reunião anual, os sócios receberão um comunicado por escrito protocolado falando que a documentação já se encontra disponível para consulta.

Em resumo, é uma Assembleia Ordinária - pré estabelecida - e que serve para averiguar alguns pontos importantes relativos à sociedade como um todo.

Por esse motivo, a realização da AGO - reunião anual - é de grande importância na exoneração de responsabilidade de administradores.

Uma vez que esses já vão ter repassado toda documentação referente a esta Assembleia no momento em questão.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados