Open Nav

Armadilha da Renda Média

O que é Armadilha da Renda Média?

Armadilha da Renda Média é uma situação teórica de desenvolvimento econômico, na qual um país atinge um certo nível de renda e fica preso nesse nível. O conceito foi descrito pelo economista Willian Arthur Lewis. 

O Banco Mundial define como faixa de "renda média" o PIB per capita que permanece entre US$1.000 e US$12.000, considerando preços constantes. A referência para esses valores é de 2011.


Como funciona a Armadilha da Renda Média?

De acordo com essa teoria, um país acaba preso na armadilha da renda média depois que perde a competitividade no mercado internacional de bens manufaturados, pois seus preços de exportação tornam-se menos atrativos devido ao aumento dos salários dos trabalhadores.

Por outro lado, ele também não tem condições estruturais para concorrer com os países mais desenvolvidos, nos segmentos de mercado de alto valor agregado.  

Assim, embora esse país tenha conseguido alcançar um certo patamar de renda (isto é, de PIB per capita), ele encontra muitos obstáculos para superar esse patamar. Então, acaba ficando preso na renda média. Justamente por isso, utiliza-se o termo "armadilha".

Um país nessa situação apresenta baixo nível de investimento, baixo crescimento da indústria secundária, diversificação industrial limitada e condições desfavoráveis no mercado de trabalho.

O que é o ponto de inflexão de Lewis?

William Arthur Lewis, economista por trás do conceito de armadilha da renda média, observou a existência de um ponto de inflexão a partir do qual não existe mais excedente na mão de obra rural que possa ser transferido para a economia urbana sem que haja um aumento salarial.

Em outras palavras, antes do ponto de inflexão de Lewis, para que os trabalhadores do setor primário passem aos setores industrial e de serviços, não é preciso haver um aumento dos salários oferecidos.

A partir do ponto de inflexão de Lewis, todo o excedente de mão de obra do setor primário já fez a transição para os outros setores. A mão de obra "barata" acabou. Então, para que profissionais continuem indo para os setores secundário e terciário, o aumento dos salários torna-se necessário.

Como já visto, o aumento dos salários é justamente um dos fatores associados à armadilha da renda média.

Como a Armadilha da Renda Média pode ser evitada?

Para evitar a armadilha da renda média, o primeiro passo é desenhar estratégias para os bens manufaturados. É preciso introduzir novos processos e encontrar novos mercados, a fim de retomar e manter o crescimento das exportações. 

Outro ponto importante é aquecer a demanda doméstica. Com os aumentos de salário, que estão na base do problema, forma-se uma classe média que pode ser parte da solução. Ela pode usar seu poder de compra para adquirir produtos de melhor qualidade e mais inovadores, ajudando a incentivar o avanço da indústria.

O principal desafio é se afastar do crescimento que depende de recursos naturais e força de trabalho de baixa qualificação, para caminhar na direção de um crescimento baseado em alta produtividade e inovação. Para isso, é preciso investir em infraestrutura e educação. 

O Brasil está preso na Armadilha da Renda Média?

Recentemente, houve especialistas que afirmaram que o Brasil está preso na armadilha da renda média. Alguns números apoiam essa afirmação.

Segundo entrevista de Simão Silber, professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, concedida ao Jornal da USP no Ar, em Maio de 2019, o crescimento total do PIB brasileiro desde 1980 foi de apenas 2,2%, e do PIB per capita, de apenas 1%.

Segundo Silber, nesse ritmo, são necessários 70 anos, ou três gerações, para dobrar o poder aquisitivo da população. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados