Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Arbitragem

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/01/2019 às 12:55 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é arbitragem?

A arbitragem pode ser traduzida como compra e venda de determinada moeda, mercadoria ou ainda outro valor do mercado. Ela é combinada com a venda simultânea em um preço superior e isso gera lucro para quem está realizando a operação.

Em outras palavras, arbitragem é composta pela compra e venda simultânea de um ativo para lucrar com a diferença entre os preços praticados em diferentes mercados.

É uma técnica que visa explorar as diferenças de preço de instrumentos financeiros idênticos em mercados diferenciados. A arbitragem existe como resultado das ineficiências do mercado e não existiria se o ele fosse perfeito.

Quando a arbitragem ocorre?

Ela ocorre quando um bem é comprado em um mercado e simultaneamente vendido em outro por um preço maior. A prática da arbitragem serve como um mecanismo para assegurar que os preços não desviem substancialmente do preço justo para longos períodos de tempo.

Com o avanço na tecnologia, ficou extremamente difícil gerar lucro devido a preços errados praticados no mercado.

Muitos traders têm visto sistemas de trading monitorarem flutuações em instrumentos financeiros similares. Quaisquer flutuações erradas do mercado são vistas logo que aparecem e a oportunidade é eliminada frequentemente em questões de segundos.

Qual é o risco da arbitragem?

A arbitragem é uma operação de risco reduzido, uma vez que se trata da compra de um ativo em um mercado para venda em outro. O que é aproveitado aqui é o tempo entre operações.

Qual é o exemplo de arbitragem?

Um exemplo bem básico desta prática seria a compra e venda de ações cotadas em mercados distintos. A pessoa, também chamado de arbitrado, compra a ação em um mercado e vende em outro obtendo um lucro específico.

Vamos supor que uma empresa tenha estoque valendo 20,00 reais em um mercado brasileiro e, ao mesmo momento, em outro mercado está valendo 20,05 reais.

Um trader faz exatamente isso: observa estas diferenças e usa da técnica de arbitragem para obter lucro em cima do bem, comprando no mercado mais barato para vender no mais caro.

Quais são os tipos de arbitragem?

Arbitragem Cambial: operação com o câmbio de moeda em dois mercados financeiros diferenciados;

Arbitragem de bolsa a bolsa: compra e venda de um ativo que esteja flutuando em diferentes bolsas;

À vista contra a prazo: busca aproveitar as oscilações dos mercados relacionados aos ativos a prazo (como no mercado futuro).

Onde achar oportunidades de arbitragem?

Operações de swap e long & short são formas comuns de se ganhar com a arbitragem.

Você pode realizar essas operações individualmente comprando e vendendo ativos pelo homebroker de sua corretora ou banco ou através de fundos de investimentos especializados.

O que é a convergência de preços na arbitragem?

Na prática da arbitragem tende a existir a convergência de preços. O que isso significa? Significa preços diferentes entre um mesmo ativo. E esses valores medem a eficiência do mercado.

Se uma diferença de preço é rapidamente eliminada, isso significa que o mercado é eficiente.

Há oportunidades dessa técnica em diferentes tipos de moedas, commodities, seguros, bens e assim por diante.

Para entender melhor esse conceito, veja nosso artigo completo sobre uso da arbitragem.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados