Open Nav

Apólice Vitalícia

O que é uma Apólice Vitalícia?

Apólice Vitalícia é aquela que, após o contratante contribuir por um determinado período, passa a ser válida para a vida toda. Está, via de regra, associada ao seguro de vida. 


Entendendo a Apólice Vitalícia

Quando uma pessoa decide contratar um seguro, ela sabe que precisará pagar um prêmio. Se ela não paga o prêmio, a apólice é cancelada e qualquer proteção é perdida. 

O que nem todos sabem é que, enquanto a maioria dos seguros prevê que o pagamento do prêmio nunca acaba, outros apresentam a possibilidade de pagar o prêmio por algum tempo e manter uma apólice vitalícia.

Imagine, por exemplo, que Lucas decide contratar um seguro de vida. Ele opta por um seguro vitalício, que lhe garante a apólice vitalícia. Isso significa que, se ele fizer o pagamento dos prêmios durante 10 anos, essa apólice continuará valendo até o final de sua vida.

Se Lucas tem 20 anos, ele pagará os prêmios apenas até os 30 anos, e mesmo quando ele tiver 70 anos a apólice ainda vai ser válida.

Quais são as vantagens de uma Apólice Vitalícia?

A grande vantagem da apólice vitalícia é a tranquilidade que ela traz para o segurado. Ela permite que, após algum tempo, ele possa continuar usufruindo da proteção que o seguro oferece sem precisar mais se preocupar com o pagamento de prêmios. 

Essa pode ser uma boa opção, por exemplo, para os pais que pensam no futuro dos filhos. Se eles contratarem o seguro quando a criança tiver 8 anos, aos 18 anos já não será mais preciso pagar prêmios, e o jovem terá uma apólice para a vida toda sem nunca precisar tirar dinheiro do bolso por ela.

É importante lembrar que a maioria das apólices de seguro de vida tornam-se mais caras, com prêmios mais elevados, conforme os anos passam. Afinal, o risco de que uma pessoa precise acionar o seguro é, a princípio, maior aos 40 anos do que aos 20 anos.

Por isso, contratar um seguro com apólice vitalícia pode ser uma forma de economizar, fugindo desse aumento dos prêmios.

Outro benefício importante é que a apólice vitalícia não pode ser cancelada pela seguradora de forma unilateral.

Em outras palavras, ela não pode cancelar a apólice quando o segurado chegar aos 70 anos, dizendo que não compensa mais manter aquele contrato. O compromisso assumido deverá ser mantido, ainda que a seguradora sofra prejuízo com esse seguro.

O que é a Apólice Vitalícia Resgatável?

O conceito de apólice vitalícia já ficou bastante claro: você paga os prêmios por algum tempo e pode utilizar a apólice até o final da vida. Porém, existe um tipo específico de apólice vitalícia que apresenta ainda mais opções: é a apólice vitalícia resgatável, que está vinculada ao seguro vitalício resgatável.

O diferencial desse tipo de apólice é que, se o segurado quiser, ele pode desfrutar dela por toda a vida; mas, se em algum momento ele achar que o seguro de vida não é mais necessário, ele pode resgatar todo o valor acumulado com o pagamento de prêmios, ou, pelo menos, uma parte desse valor, devidamente reajustado pela inflação. 

Dessa maneira, ao investir em uma apólice vitalícia resgatável, o segurado e seus beneficiários estão protegidos em caso de eventos como invalidez, doenças graves ou morte acidental, mas também estão construindo uma reserva financeira que pode ser resgatada em um momento de necessidade.

No entanto, é preciso estar atento aos prazos. Assim como é preciso pagar o prêmio da apólice por 10 anos para que ela seja vitalícia, também é preciso aguardar esse período para que seja possível resgatar totalmente os valores acumulados.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados