Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Apólice Vitalícia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/06/2020 às 18:27 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma Apólice Vitalícia?

Apólice Vitalícia é aquela que, após o contratante contribuir por um determinado período, passa a ser válida para a vida toda. Está, via de regra, associada ao seguro de vida. 

Entendendo a Apólice Vitalícia

Quando uma pessoa decide contratar um seguro, ela sabe que precisará pagar um prêmio. Se ela não paga o prêmio, a apólice é cancelada e qualquer proteção é perdida. 

O que nem todos sabem é que, enquanto a maioria dos seguros prevê que o pagamento do prêmio nunca acaba, outros apresentam a possibilidade de pagar o prêmio por algum tempo e manter uma apólice vitalícia.

Imagine, por exemplo, que Lucas decide contratar um seguro de vida. Ele opta por um seguro vitalício, que lhe garante a apólice vitalícia. Isso significa que, se ele fizer o pagamento dos prêmios durante 10 anos, essa apólice continuará valendo até o final de sua vida.

Se Lucas tem 20 anos, ele pagará os prêmios apenas até os 30 anos, e mesmo quando ele tiver 70 anos a apólice ainda vai ser válida.

Quais são as vantagens de uma Apólice Vitalícia?

A grande vantagem da apólice vitalícia é a tranquilidade que ela traz para o segurado. Ela permite que, após algum tempo, ele possa continuar usufruindo da proteção que o seguro oferece sem precisar mais se preocupar com o pagamento de prêmios. 

Essa pode ser uma boa opção, por exemplo, para os pais que pensam no futuro dos filhos. Se eles contratarem o seguro quando a criança tiver 8 anos, aos 18 anos já não será mais preciso pagar prêmios, e o jovem terá uma apólice para a vida toda sem nunca precisar tirar dinheiro do bolso por ela.

É importante lembrar que a maioria das apólices de seguro de vida tornam-se mais caras, com prêmios mais elevados, conforme os anos passam. Afinal, o risco de que uma pessoa precise acionar o seguro é, a princípio, maior aos 40 anos do que aos 20 anos.

Por isso, contratar um seguro com apólice vitalícia pode ser uma forma de economizar, fugindo desse aumento dos prêmios.

Outro benefício importante é que a apólice vitalícia não pode ser cancelada pela seguradora de forma unilateral.

Em outras palavras, ela não pode cancelar a apólice quando o segurado chegar aos 70 anos, dizendo que não compensa mais manter aquele contrato. O compromisso assumido deverá ser mantido, ainda que a seguradora sofra prejuízo com esse seguro.

O que é a Apólice Vitalícia Resgatável?

O conceito de apólice vitalícia já ficou bastante claro: você paga os prêmios por algum tempo e pode utilizar a apólice até o final da vida. Porém, existe um tipo específico de apólice vitalícia que apresenta ainda mais opções: é a apólice vitalícia resgatável, que está vinculada ao seguro vitalício resgatável.

O diferencial desse tipo de apólice é que, se o segurado quiser, ele pode desfrutar dela por toda a vida; mas, se em algum momento ele achar que o seguro de vida não é mais necessário, ele pode resgatar todo o valor acumulado com o pagamento de prêmios, ou, pelo menos, uma parte desse valor, devidamente reajustado pela inflação. 

Dessa maneira, ao investir em uma apólice vitalícia resgatável, o segurado e seus beneficiários estão protegidos em caso de eventos como invalidez, doenças graves ou morte acidental, mas também estão construindo uma reserva financeira que pode ser resgatada em um momento de necessidade.

No entanto, é preciso estar atento aos prazos. Assim como é preciso pagar o prêmio da apólice por 10 anos para que ela seja vitalícia, também é preciso aguardar esse período para que seja possível resgatar totalmente os valores acumulados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados