Última modificação em 7 de outubro de 2020

O que é Anticíclico?

Anticíclico é um termo genérico que se refere a qualquer processo que contraria um ciclo natural. Na economia, anticíclico é uma adjetivo que caracterizam as ações que visam impedir, conter ou minimizar os efeitos dos ciclos econômicos.

Como Investir nos Melhores Fundos

Entendendo o Anticíclico

Para entender o conceito de anticíclico, no âmbito da política econômica anticíclica, é preciso antes saber o que é um ciclo econômico.

Ciclo econômico é o nome dado a uma sucessão de períodos da economia nacional e/ou global, onde cada período é caracterizado por um grau de aceleração ou desaceleração da atividade econômica. Os períodos, então, se alternam em um movimento inerente à economia, ou seja, natural.

Apesar disso, os economistas adeptos do Keynesianismo, uma das escolas de pensamento da Economia que se baseia nas ideias de John Keynes, defendem que a dinâmica dos ciclos e períodos econômicos não tem uma tendência ao equilíbrio geral. Portanto, na visão destes economistas, o Estado deve intervir para controlar essa dinâmica.

Dessa forma, a política econômica anticíclica é o conjunto de ações adotadas pelo Estado para impedir, conter ou minimizar os efeitos dessa alternância entre períodos de crescimento, estagnação e retração da atividade econômica. 

Quais são as ações empregadas na Política Econômica Anticíclica?

As ações empregadas para controlar a dinâmica dos ciclos econômicos variam conforme o ciclo específico que está sendo enfrentado a cada momento.

Nos momentos em que a economia do país atravessa um ciclo ascendente, de crescimento da atividade econômica, o Estado pode aumentar a carga tributária. Enquanto isso, nos momentos de ciclo descendente, de contração ou recessão, o Estado pode justamente reduzi-la.

Dessa forma, é possível aproveitar o tempo de "vacas gordas" para construir uma reserva de recursos. Esses recursos, então, poderão ser utilizados para custear incentivos à atividade econômica durante o tempo de declínio.

Outra ação que pode ser adotada diz respeito aos gastos públicos. Nos momentos de ciclo ascendente, o governo deve enxugar os gastos públicos. Enquanto isso, nos momentos de ciclo descendente, ele deve aumentar os gastos públicos.

Reduzir os gastos no ciclo de crescimento vai colaborar para a construção da reserva de recursos. Depois, o aumento dos gastos no ciclo de declínio permite compensar a redução do consumo pelos agentes privados, para manter o fluxo de bens e capitais da economia.

Além disso, a taxa básica de juros, controlada pelo Banco Central do país, é outro instrumento para a política econômica anticíclica. Nos momentos de ciclo ascendente, essa taxa pode ser aumentada. Enquanto isso, nos momentos de ciclo descendente, ela pode ser reduzida.

Graças a essa intervenção, nos períodos em que a atividade econômica está em declínio, a taxa de juros mais baixa permite que pessoas e empresas tenham acesso a crédito  por um custo menor. Isso possibilita que elas continuem consumindo.

Foi isso que o Copom, autoridade monetária do Brasil, fez ao longo de 2019 e 2020: reduziu a taxa Selic para incentivar a retomada do crescimento da atividade econômica no país.   

Como a Política Econômica Anticíclica afeta os investidores?

Ao adotar uma política econômica anticíclica, o Estado afeta os investidores e suas decisões. Isso acontece particularmente por causa da intervenção na taxa básica de juros.

Quando o Banco Central determina que a taxa de juros seja cortada, durante períodos descendentes, o investimento em renda fixa passa a ter um rendimento pouco atrativo. Por isso, mais investidores começam a procurar alternativas para investir em renda variável.

Inversamente, quando a taxa de juros é elevada, em ciclos ascendentes, os investidores migram de volta para a renda fixa, em busca da boa combinação de retorno e segurança que ela oferece. 

No Brasil, após a taxa Selic sofrer vários cortes entre 2019 e 2020, o número de investidores cadastrados na Bolsa de Valores atingiu recordes históricos, mostrando que a política econômica anticíclica levou um número muito grande de pessoas a buscar rendimentos melhores com a renda variável.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

SESC – Serviço Social de Comércio

O que é o Serviço Social do Comércio (SESC)? É chamado de Serviço Social do Comércio (SESC) a instituição sem fins lucrativos mantida no Brasil com…

Veja outros termos