Open Nav Logo Mais Retorno

Antecipação de Recebíveis

O que é Antecipação de Recebíveis?

A Antecipação de Recebíveis é, como o próprio nome já diz, a antecipação do recebimento de um valor que seria ganhado apenas no futuro, como forma de levantar capital no presente.

Na prática, isso significa que empresas estimam o valor que têm a receber em vendas cujo pagamento é feito a prazo (através de cartões, cheques e mais) e solicitam que uma instituição financeira a antecipe esse mesmo valor total ou parcialmente.

Para tanto, elas se comprometem a direcionar a essa instituição todos os pagamentos, até que a dívida seja quitada, além do pagamento de juros pelo serviço.

Esse direito concedido pelas instituições financeiras às empresas tem como principal objetivo suprir a falta de capital de giro, a fim de cobrir despesas do estabelecimento, como o pagamento do aluguel do imóvel, contas e salário dos colaboradores.


O que são recebíveis e quais os seus tipos?

Os recebíveis são conhecidos também pela expressão “contas a receber”. Atualmente, as organizações disponibilizam aos seus clientes a possibilidade de efetivar o pagamento pelos serviços prestados ou produtos vendidos através de cheques, parcelamento via boletos bancários ou, por exemplo, os famosos cartões de crédito.

De modo geral, todas as formas de pagamento são denominadas “recebíveis”.

Ainda assim, quando uma venda do tipo a prazo acontece, a companhia obviamente não recebe o saldo de imediato. No entanto, os custos do trabalho (como os valores devidos aos fornecedores e as despesas administrativas) continuam vindo e nem sempre elas conseguem se organizar para quitá-las, recorrendo à antecipação de recebíveis.

Qual é a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Apesar do empréstimo e da antecipação de recebíveis serem operações bancárias com finalidades bastante similares, há diferenças pontuais em suas funções.

O empréstimo é a ação do banco de emprestar um valor a seu cliente, baseado em seu histórico (contas em dia ou atrasadas, movimentação financeira e mais) para diversas finalidades.

Por ser um empréstimo, se torna uma operação menos segura para o banco, já que é preciso considerar que os clientes poderão não ter condições de devolver (de uma vez ou parcelado) o valor emprestado. Tal instabilidade resulta em altas taxas de juros, sendo então menos vantajoso ao cliente que solicitar.

A antecipação de recebíveis, por sua vez, corresponde a um crédito cedido pelo banco às empresas sobre um montante que as mesmas têm certeza que irão receber dentro de um determinado tempo, podendo pagar pelo “empréstimo”.

Assim, devido à segurança que tais empresas garantem aos bancos, o valor é liberado sob uma taxa de juros consideravelmente inferior àquelas cobradas sobre os empréstimos.

Quais são os fatores vitais para o sucesso da antecipação de recebíveis?

É importante analisar o cenário em que a empresa se encontra antes de realizar a solicitação. Devemos ressaltar que essa possibilidade deve ser vista como uma solução rápida para cobrir os custos e não como algo corriqueiro no planejamento financeiro da empresa.

Por isso, antecipe os recebíveis somente em situações pontuais e foque no desenvolvimento de estratégias de venda e controle de custos para evitar que isso se torne um tipo de hábito dentro da sua empresa. Querendo ou não, apesar das taxas de juros serem baixas, ainda é fator que corrói parte dos lucros da organização.

Para que a antecipação seja benéfica, é importante que a estrutura organizacional comporte bons profissionais de contabilidade e além de uma organização extrema, como no lançamento de saída e entrada do caixa.

Isso porque, se não utilizada de forma estratégica, a antecipação de recebíveis pode contribuir com a derrocada da empresa, ao invés de socorrê-la.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados