Open Nav Logo Mais Retorno

ANCORD

O que é ANCORD

A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – é uma entidade que congrega e representa várias instituições financeiras e profissionais do mercado financeiro, incluindo Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, Corretoras de Câmbio, Bancos, Assets e Agentes Autônomos de Investimento. Assim, é uma entidade de classe.


Histórico da ANCORD

A ANCORD tem uma história de quase 50 anos. O passo inicial foi dado em 17 de Agosto de 1972; o (então) presidente da Bovespa, Raymundo Magliano, apresentou uma proposta ao Conselho para a criação de uma entidade de classe que representasse as Sociedades Corretoras, para assegurar que elas tivessem mais independência em relação ao Governo, à própria Bolsa e às demais instituições financeiras.

A proposta foi aprovada e, naquele mesmo mês, criou-se a ASCESP – Associação das Sociedades Corretoras de Câmbio do Estado de São Paulo. Cerca de uma década depois, em Fevereiro de 1982, a ASCESP passou a atuar em âmbito nacional e seu nome mudou para ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores.

Mais alguns anos depois, em 1989, a ANCOR incorporou o CITEC – Centro de Instrução Técnica da BOVESPA. A entidade também passou a representar, além das corretoras de valores, as corretoras de mercadorias.

A sigla permaneceu inalterada, mas agora significando Associação Nacional das Corretoras. Em 1992, passou a significar Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias.

A partir de 2004, a ANCOR passou a aceitar como associados também empresas dedicadas a distribuição e mediação de títulos e valores mobiliários, bem como os Agentes Autônomos de Investimento. A partir de 2007, passou a aceitar ainda os bancos de câmbio.

Finalmente, em 2011, a mais recente mudança. A ANCOR incorporou a ADEVAL – Associação das Empresas Distribuidoras de Valores. Com isso, seu nome mudou para a forma como conhecemos hoje: ANCORD –Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

Papel da ANCORD

Os papeis principais da ANCORD são regular a atuação das instituições financeiras que ela representa e promover a qualificação dos profissionais que atuam na área. Por isso mesmo, ela é mais conhecida por seus cursos, treinamentos e certificações.

Quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores, pode buscar a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos da ANCORD. Para obter o certificado, é preciso realizar uma prova organizada pela FGV. Atualmente, a prova é feita online e aplicada em mais de 150 localidades.

Essa prova avalia a qualificação técnica dos candidatos. Sua composição inclui 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas, que devem ser resolvidas em 2h30min.

Entre os temas abordados, estão a atividade do Agente Autônomo de Investimento, o código de conduta do profissional, economia, sistema financeiro nacional e até conceitos básicos de matemática financeira.

Para realizar a prova, é preciso fazer a inscrição, determinar data e hora, escolher um local e pagar a taxa obrigatória (que, atualmente, é de R$ 460,00).

Além da certificação, a ANCORD oferece cursos tanto para profissionais do mercado financeiro quanto para o público em geral. Esses cursos abordam desde temas mais gerais, como conceitos do mercado financeiro, até temas mais específicos, como prevenção à lavagem de dinheiro.

Como visto, a ANCORD também realiza a regulação das pessoas jurídicas e físicas que ela representa. Seus associados devem seguir o código de conduta estabelecido.

Qualquer infração pode ser denunciada à associação, que tem autonomia para realizar apurações, julgar e aplicar penalidades. O objetivo dessa atuação é manter a ética no mercado financeiro e propiciar a confiança, transparência, respeito e lealdade entre os que participam desse universo.

Todas as informações sobre as atividades desenvolvidas pela ANCORD podem ser acompanhadas pelo site da associação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados