O que é ANCORD

A ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – é uma entidade que congrega e representa várias instituições financeiras e profissionais do mercado financeiro, incluindo Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, Corretoras de Câmbio, Bancos, Assets e Agentes Autônomos de Investimento. Assim, é uma entidade de classe.

Como Investir nos Melhores Fundos

Histórico da ANCORD

A ANCORD tem uma história de quase 50 anos. O passo inicial foi dado em 17 de Agosto de 1972; o (então) presidente da Bovespa, Raymundo Magliano, apresentou uma proposta ao Conselho para a criação de uma entidade de classe que representasse as Sociedades Corretoras, para assegurar que elas tivessem mais independência em relação ao Governo, à própria Bolsa e às demais instituições financeiras.

A proposta foi aprovada e, naquele mesmo mês, criou-se a ASCESP – Associação das Sociedades Corretoras de Câmbio do Estado de São Paulo. Cerca de uma década depois, em Fevereiro de 1982, a ASCESP passou a atuar em âmbito nacional e seu nome mudou para ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores.

Mais alguns anos depois, em 1989, a ANCOR incorporou o CITEC – Centro de Instrução Técnica da BOVESPA. A entidade também passou a representar, além das corretoras de valores, as corretoras de mercadorias.

A sigla permaneceu inalterada, mas agora significando Associação Nacional das Corretoras. Em 1992, passou a significar Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias.

A partir de 2004, a ANCOR passou a aceitar como associados também empresas dedicadas a distribuição e mediação de títulos e valores mobiliários, bem como os Agentes Autônomos de Investimento. A partir de 2007, passou a aceitar ainda os bancos de câmbio.

Finalmente, em 2011, a mais recente mudança. A ANCOR incorporou a ADEVAL – Associação das Empresas Distribuidoras de Valores. Com isso, seu nome mudou para a forma como conhecemos hoje: ANCORD –Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

Papel da ANCORD

Os papeis principais da ANCORD são regular a atuação das instituições financeiras que ela representa e promover a qualificação dos profissionais que atuam na área. Por isso mesmo, ela é mais conhecida por seus cursos, treinamentos e certificações.

Quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores, pode buscar a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos da ANCORD. Para obter o certificado, é preciso realizar uma prova organizada pela FGV. Atualmente, a prova é feita online e aplicada em mais de 150 localidades.

Essa prova avalia a qualificação técnica dos candidatos. Sua composição inclui 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas, que devem ser resolvidas em 2h30min.

Entre os temas abordados, estão a atividade do Agente Autônomo de Investimento, o código de conduta do profissional, economia, sistema financeiro nacional e até conceitos básicos de matemática financeira.

Para realizar a prova, é preciso fazer a inscrição, determinar data e hora, escolher um local e pagar a taxa obrigatória (que, atualmente, é de R$ 460,00).

Além da certificação, a ANCORD oferece cursos tanto para profissionais do mercado financeiro quanto para o público em geral. Esses cursos abordam desde temas mais gerais, como conceitos do mercado financeiro, até temas mais específicos, como prevenção à lavagem de dinheiro.

Como visto, a ANCORD também realiza a regulação das pessoas jurídicas e físicas que ela representa. Seus associados devem seguir o código de conduta estabelecido.

Qualquer infração pode ser denunciada à associação, que tem autonomia para realizar apurações, julgar e aplicar penalidades. O objetivo dessa atuação é manter a ética no mercado financeiro e propiciar a confiança, transparência, respeito e lealdade entre os que participam desse universo.

Todas as informações sobre as atividades desenvolvidas pela ANCORD podem ser acompanhadas pelo site da associação.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Regime de Capitalização

O que é Regime de Capitalização? O Regime de Capitalização é uma das formas que os governos nacionais têm para trabalhar a Previdência Social. Esse é um…