Open Nav Logo Mais Retorno

Analista de Investimentos

O que é um analista de investimentos?

O analista de investimentos é mais um cargo profissional que existe dentro do mercado de trabalho da área financeira. Nesse caso, esse é o trabalho voltado para análise de mercado a orientação aos investidores.

Em suma, portanto, é uma pessoa especialista em finanças e que, pelo seu conhecimento técnico, pode oferecer suporte a quem deseja investir. E, vale o registro, isso não se resume à Bolsa de Valores.

Com base naquilo que observa do mercado como um todo, o analista de investimentos irá orientar decisões de compra, venda e manutenção, ajudando na composição da carteira de um investidor.

Para esse tipo de tomada de decisão, o analista irá usar de algum tipo de metodologia. O mais comum é que eles se dividam entre analistas fundamentalistas (focados nas análises de indicadores das empresas) e técnicos (focados em análises gráficas).


O que faz um analista de investimentos?

 

Agora você já sabe qual é a principal função de um analista de investimentos: orientar. No entanto, o que ele faz na prática? Como funciona essa orientação?

A maior parte do tempo desse profissional é voltada para análises. Ele estará constantemente acompanhando o mercado financeiro, avaliando demonstrações financeiras das empresas e projetando alguns cenários para os investidores.

Se entende que existe uma boa oportunidade, o analista de investimentos pode recomendar a compra de algo. Por outro lado, ao prever um risco para determinado ativo, essa recomendação será de venda.

Desta forma, o profissional ajuda na tomada de decisão do investidor, fornecendo a ele ferramentas e conhecimento técnico para a composição ou reformulação de uma carteira.

Dentro da sua alçada de atuação, o analista de investimentos tem algumas tarefas básicas como a produção de relatórios para os clientes e a participação em reuniões visando a melhor orientação.

Além disso, de maneira inerente à função, ele precisa estar sempre atento ao que acontece não apenas no mercado financeiro, mas também no cenário político e econômico. Uma nova determinação do governo do Estados Unidos, afinal, pode mudar completamente um cenário. E, em tempos de globalização, isso é ainda mais importante.

Onde trabalha um analista de investimentos?

Pela amplitude do cargo, visto que análise do mercado financeiro envolve uma série de ativos e acontecimentos, o analista de investimentos pode trabalhar em diversos tipos de empresa.

O mais comum é encontrá-los em corretoras. Esse é, afinal, um serviço oferecido por esse tipo de instituição financeira visando atrair novos investidores, especialmente aqueles que possuem dinheiro, mas também tenham insegurança para começar a buscar seus ativos.

Esse mesmo objetivo pode levar um analista de investimentos a trabalhar para consultorias financeiras ou bancos de investimentos. A ideia segue a mesma: prestar orientação para o cliente final.

Seja qual for o modelo de trabalho, um analista de investimentos precisa ter certificado específico para poder recomendar investimentos. Normalmente, esse documento é a certificação do CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento), capacitando o profissional para exercer a função.

Quanto ganha um analista de investimentos?

É muito complicado dizer a faixa salarial de uma profissão porque, ao menos de maneira geral, isso depende diretamente de questões do próprio profissional como competência, produtividade ou resultados gerados.

Até mesmo profissões que apresentam certo glamour, como um ator ou o jogador de futebol, apresentam diferentes níveis salariais. Existem aqueles que ganham muito dinheiro, enquanto outros sofrem na carreira.

É exatamente o que acontece com o analista de investimentos. Pode-se dizer que esse profissional ganha a partir da média de quatro mil reais. No entanto, não há exatamente um limite definido para seus rendimentos mensais.

Ademais, muitos possuem metas e objetivos como salário variável. Ou seja, quanto mais competente é o profissional, mais ele pode ganhar na função.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados