Open Nav Logo Mais Retorno

Análise Técnica

Avalie este post

O que é análise técnica?

Análise técnica é uma modalidade utilizada para avaliar investimentos e identificar oportunidades de negociação de ações. Para isso, analisa as tendências estatísticas coletadas da própria negociação, como por exemplo, movimento e volume de preços.

Em outras palavras, é uma ferramenta que por meio de gráficos determina qual o melhor momento e preço para comprar e vender ativos.

Ou seja, é uma análise de dados matemáticos que resultam em uma avaliação mais contundente dos fatos. Enquanto a análise fundamentalista trata de fundamentos contábeis, a análise técnica trata de cruzamentos de dados estatísticos.

É, para os investidores, algo a mais que auxilia na hora de saber que tipo de ação comprar e por quê.

Onde começou a análise técnica?

A análise técnica foi introduzida pela primeira vez por Charles Dow, no final do século XIX, dando início assim a teoria de Dow. Vários pesquisadores contribuíram para o seu desenvolvimento e hoje em dia ela já engloba centenas de padrões e sinais.

Os analistas técnicos acreditam que a atividade de negociação anterior e as mudanças de preço de um título podem ser indicadores importantíssimos dos movimentos futuros do seu preço.

Quais os fundamentos da análise técnica?

A análise técnica possui os seguintes fundamentos:

  • Avalia os dados a partir das transações, como preço e volume;
  • Faz uso dos gráficos a fim de buscar padrões;
  • Tenta eliminar os fatores emocionais envolvidos e presentes no mercado;
  • Analisa as tendências de mercado, determinando os movimentos dos preços

Como a análise técnica é usada?

A análise técnica tenta prever o movimento do preço de qualquer instrumento negociável que esteja geralmente sujeito à oferta e demanda, incluindo ações, títulos, derivativos e moedas.

Alguns investidores encaram a análise técnica como apenas o estudo do mercado de oferta e demanda, as quais se refletem nos movimentos dos preços de mercado de um determinado título.

Por que a análise técnica é importante?

Quando se refere a mercado, este engloba os receios, os desejos e as expectativas das pessoas. Em relação aos gráficos, estes analisam a oferta e demanda por um determinado ativo.

É uma forma de analisar os movimentos do mercado para que se possa, na medida do possível, prever os seus movimentos e assim proceder conforme o estudo.

É importante no que diz respeito à ser mais uma ferramenta útil para os investidores que querem um aparato maior em suas táticas de mercado.

Se um investidor, por exemplo, quiser comprar ações de uma determinada empresa, ele pode se valer da análise técnica para aprimorar os conhecimentos do mercado.

Ela é composta de análise de gráficos e indicadores e isso só ajuda na hora de descobrir o melhor momento para a compra.

A partir daí o investidor, de posse dessas informações, compra com um pouco mais de segurança a ação.

Para muitos investidores a complementação da análise fundamentalista com a técnica é muito boa, pois pode dar maior assertividade nas escolhas de investimentos.

A análise técnica realmente funciona?

Ela vai realmente funcionar se usada para o propósito exato para o qual foi criada. Mas em resumo é uma ajuda a mais na hora de investir.

É preciso, no entanto, maiores estudos sobre o tema, se aprofundar e ver a eficácia desta análise em primeiro plano.

É uma análise a se considerar quando o assunto é o preço das ações.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão