Open Nav Logo Mais Retorno

Agência de fomento

Agência de fomento
5 (100%) 1 voto[s]

O que é agência de fomento?

A agência de fomento é uma instituição governamental, criada pelos Estados e/ou Distrito Federal, com o objetivo de oferecer assistência financeira a empreendimentos e profissionais liberais.

Através do financiamento do capital fixo ou de giro, a agência de fomento possibilita o crescimento e expansão dos negócios empresariais da região, em especial de microempreendedores e agricultores familiares.

Segundo o Banco Central, existem, ao todo, 16 agências de fomento estaduais no Brasil atualmente. Além delas, algumas organizações ligadas ao Governo (como BNDES e SEBRAE) também possuem programas estruturados de auxílio econômico a empresas.


Para que serve uma agência de fomento?

Do ponto de vista econômico, as agências de fomento possuem uma função essencial, tanto para os que concedem o crédito (Governo) quanto para os seus tomadores (empresas).

Isso porque, do ponto de vista público, ter empresas mais robustas garante o aumento na circulação de recursos, na geração de novos empregos e no fortalecimento da Economia como um todo.

Já do ponto de vista empresarial, como é possível imaginar, o financiamento é essencial para que as companhias possam se estruturar.

Sabendo que, de cada 10 negócios, 6 fecham antes de completar 5 anos de criação, se torna nítido o impacto que a dimensão do capital detém sobre o seu sucesso. Se aliado com um bom planejamento inicial, o crédito das agências de fomento pode fazer toda a diferença para as chances de sobrevida empresarial.

Além disso, como costumam cobrar juros menores dos que os disponíveis no mercado, acabam por se tornar excelentes opções em momentos de crise e grandes (mas necessárias) expansões.

Como as agências de fomento funcionam?

As agências de fomento são registradas como sociedades anônimas de capital fechado, seguindo todas as diretrizes da Lei 6.404/76.

Financiam projetos e empreendimentos em diversas áreas (comércio, indústria, tecnologia etc.), podendo inclusive oferecer linhas de crédito aos municípios, para a execução de projetos de infraestrutura e interesse coletivo.

Para a sua regularização, é obrigatório que a identificação “agência de fomento” conste no nome social da instituição.

Já a supervisão de suas atividades é feita diretamente pelo Banco Central.

Sob a perspectiva dos financiamentos, a agência de fomento também possui características específicas:

  • Exigência de garantia, como bens, imóveis e seguros;
  • Juros menores do que os cobrados pelos bancos;
  • Prazos de quitação maiores, chegando a até 10 anos;

Quais são as agências de fomento existentes no Brasil?

Atualmente, 16 agências de fomento atuam no financiamento das iniciativas empresariais, espalhadas por 16 estados diferentes.

Para conhecer as suas propostas e linhas de crédito especiais, acesse os links abaixo.

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sudeste

Região Sul

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Agência de fomento
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão