Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ADX – Average Directional Index

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/01/2019 às 14:03 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Average Directional Index?

Average Directional Index, conhecido em português como Índice Direcional Médio, é um indicador utilizado para medir a força de cada tendência.
Criado, em 1978, por Welles Wilder (um dos maiores experts neste tipo de análise), é descrito em detalhes no livro “New concepts in technical trading systems”.

A leitura do Average Directional Index (ADX) está atrelada ao conhecimento de outros indicadores criados por este mesmo autor, que, quando combinados, indicam ainda o fator “direção” da tendência.

Por conta da enorme popularidade que adquiriu junto aos operadores, o ADX veio a se tornar uma das mais famosas ferramentas utilizadas na análise técnica.

Como o Average Directional Index funciona?

Antes de tratarmos da leitura do ADX em si, é importante que você entenda o funcionamento de outros dois indicadores.

O primeiro, chamado de Índice Direcional Positivo (ou pela sua sigla: +DI), indica uma tendência de alta.

Já o segundo, chamado de Índice Direcional Negativo (ou pela sigla: -DI) indica uma tendência de baixa.

Não é preciso usar nenhuma fórmula absurda para entender que, quando o +DI é superior ao -DI, os preços estão inclinados a subir.

O contrário acontece quando o -DI supera o +DI. Ou seja, nesse momento, a inclinação dos preços é para cair.

Quando +DI e -DI se encontram, acontece o que chamamos de reversão da tendência.

Portanto, é a partir da leitura desses dois indicadores que se identifica a direção da tendência. Em outras palavras, para onde o preço vai.

O ADX não é capaz de realizar essa indicação e é por esse motivo que os três são utilizados em conjunto nas leituras.

Agora, sim, podemos prosseguir com o cálculo do ADX de forma muito mais fácil de acompanhar!

Em geral, o ADX é calculado a partir da média móvel dos últimos 14 dias.

Ele oscila em uma escala de 0 a 100, representando 0 o nível mais fraco de uma tendência e 100, o nível mais forte.

Na prática, os níveis intermediários são os mais frequentes e, portanto, os mais importantes para as leituras.

Pensando de forma tabelada, a escala é separada da seguinte maneira.

De 0 a 25, estão as tendências fracas, que costumam não representar qualquer movimento significativo do mercado.

A partir de 25, a tendência começa a se fortalecer.

O pulo do gato, aqui, é ser capaz de identificá-la ainda na subida da segunda dezena e, assim, traçar de antemão entradas ou saídas estratégicas.

Ao chegar a 50, o ADX já é de uma tendência muito forte. Se ultrapassa os 75 (o que é raro), alcança o último patamar de força cabível.

Quais são as vantagens de se utilizar o Average Directional Index?

Como dissemos no início, o ADX já é um dos dispositivos mais populares da análise técnica.

Sendo capaz de identificar a força e a direção de uma tendência, você pode embasar ou confirmar estratégias - fim para o qual ele é excelente, principalmente no que tange a pontos de entrada e pontos de saída.

Você se lembra do que aprendeu acima, quando falamos do +DI e -DI? Eles também irão te auxiliar nesse processo.

Quanto mais antecipadamente você for capaz de identificar a elevação da força das tendências (do primeiro para o segundo nível), maior são as suas chances de se posicionar e ganhar mais.

No entanto, vá com calma! Se sua leitura for incompatível com o desenrolar da realidade, você também pode perder muito dinheiro.

Afinal, o ADX é um indicativo e não uma bola de cristal.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados