Open Nav

ABVCAP

O que é ABVCAP? 

ABVCAP, ou Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, é uma entidade sem fins lucrativos, que representa a indústria de capital investidor e busca promover o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no país, com foco nas formas de investimento que se enquadram nos conceitos de private equity, venture e seed capital.

Descomplicando a Bolsa de Valores

O que faz a ABVCAP?

A ABVCAP defende os interesses dos integrantes da indústria que ela representa, a indústria de capital investidor. Para isso, ela dialoga com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Nesses diálogos, entre outras coisas, defende a elaboração e implementação de políticas públicas que favoreçam e fomentem a atividade investidora no Brasil.

A missão da ABVCAP, conforme a própria Associação declara, é “ampliar e aprimorar as várias frentes de investimento de longo prazo no Brasil”. Nesse projeto, alinha-se com as melhores práticas internacionais que podem ser trazidas para o país. 

Os objetivos da ABVCAP incluem a realização de networking entre integrantes da indústria, o desenvolvimento e divulgação de estudos e pesquisas, a educação sobre o tema dos investimentos de longo prazo, a promoção de boas práticas e a interação com entidades similares. 

Quais são os principais projetos da ABVCAP?

Entre os principais projetos desenvolvidos pela associação, merecem destaque o Congresso ABVCAP, realizado anualmente, e a consolidação de dados sobre a indústria de private equity e venture capital, realizada semestralmente, em parceria com a KPMG.

Além disso, a associação organiza três premiações: Prêmio Academia, Prêmio Imprensa e Prêmio Inovar. Por meio deles, a ABVCAP busca reconhecer diferentes formas de contribuição para o desenvolvimento do investimento de longo prazo no Brasil.

Para completar, também realiza cursos, fóruns e outros eventos para a divulgação de informações e a educação de membros e não membros sobre os temas de interesse da ABVCAP. Tudo alinhado com os objetivos da associação.

O que é Private Equity e Venture Capital?

Os focos da ABVCAP são os investimentos ligados a private equity e venture capital. Para entender a associação e seus objetivos, é importante entender o que esses conceitos representam.

Private equity é um tipo de investimento no qual o investidor compra uma participação em uma empresa já consolidada e de alto faturamento. Muitas vezes, essas empresas buscam um investidor de private equity para ganhar fôlego financeiro antes da abertura de capital.

Já venture capital é um tipo de investimento no qual o investidor compra a participação em uma empresa de pequeno ou médio porte, que apresente alto potencial de crescimento e rentabilidade - em geral, uma startup. Nesse caso, as empresas buscam um investidor de venture capital para conseguir recursos para escalar as operações.

Nos dois casos, trata-se de investimentos de longo prazo. Diferentemente de uma compra de ações na Bolsa, em que existe muita liquidez – você pode comprar e vender em questão se minutos –, private equity e venture capital são verdadeiros compromissos. Muitas vezes, o retorno só é alcançado depois de vários anos.

Qual é a relação da ABVCAP com a bolsa de valores?

A ABVACAP está ligada à indústria do investimento de longo prazo, que segue uma lógica muito diferente do mercado de capitais. Mesmo assim, existe uma relação importante entre ela e a Bolsa de Valores. 

Quando um investidor coloca recursos em uma empresa de capital fechado, seja uma startup ou um negócio mais consolidado, ele ajuda essa empresa a atingir o próximo nível no seu desenvolvimento. Eventualmente, ela chega ao ponto em que está pronta para o processo de abertura de capital.  

Desta forma, esses investimentos de private equity e venture capital colaboram para que exista uma renovação das empresas que negociam em bolsa e, claro, dos ativos disponíveis para quem investe em ações.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados