Não é raro ver nas notícias ou telejornais que economistas preveem x% de crescimento para a economia nesse ano e y% no próximo ano.

Esses números saem de um relatório, chamado relatório Focus, que é produzido e divulgado pelo Banco Central do Brasil.

Mas por que economistas fazem essas previsões e divulgam seus números? Mais importante, por que esse relatório é importante? Ele afeta seus investimentos?

Vamos verificar um pouco mais a fundo como funciona esse relatório e sua importância.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre:

O que é relatório Focus?
Por que ele é importante?
BÔNUS: Taxa de juros real ex-ante

O que é relatório Focus?

O que é Relatório Focus

Com esse nome diferente, Focus é o relatório que o Banco Central divulga com a atualização das projeções de diversos economistas.

Quando me refiro a “economistas”, falo dos economistas chefes, principalmente, de instituições financeiras. Alguns departamentos econômicos de empresas também contribuem para o relatório Focus, mas não é o mais comum.

São mais de 200 instituições que contribuem para os números do relatório. Como disse, a esmagadora parte, departamentos econômicos de bancos, fundos de investimentos e fundos de pensões.

O relatório é divulgado semanalmente nas segundas-feiras às 8:25 da manhã neste link aqui.

Ele contém as projeções para crescimento da economia, inflação (medida por IPCA e IGP-M), taxa Selic, taxa de Câmbio, balança comercial, balanço de pagamentos e indicadores de finanças públicas (dívida líquida, resultado primário e nominal).

As projeções para cada indicador são divulgadas para o ano corrente, além dos próximos dois anos.

Mas você pode perguntar: são 200 instituições, como o banco central consegue divulgar tantos números?”.

Vou recorrer à boa e velha estatística de novo.

O Banco Central divulga apenas um número para cada indicador em cada ano. Para isso, o Banco Central consolida todas as projeções e divulga a mediana delas.

Mediana é uma medida de tendência central. Ela é simplesmente a projeção do “meio” quando ordenamos os números.

Acabei de dizer acima que os períodos são o ano corrente e os próximos dois, mas para alguns indicadores chaves, dado a sua importância, o Banco Central também divulga as projeções mensais dos próximos três meses.

Para esses indicadores chaves, o Banco Central também faz uma “premiação” chamada Top-5. São as cinco instituições que mais acertam as projeções. Esses indicadores são: IPCA, IGP-M, Taxa Selic e Taxa de Câmbio.

O prêmio do Top-5 também é uma forma de incentivar as instituições a melhorarem cada vez mais suas projeções.

O Top-5 é atualizado mensalmente após a divulgação de cada indicador. É inclusive motivo para bonificação dos profissionais que trabalham nas instituições financeiras.

Eu, inclusive, tenho o orgulho de já ter sido Top-5 de projeção de IPCA por dois meses.

Por que ele é importante?

Por que o Relatório Focus é importante

Como citei o relatório Focus é resultado das projeções das instituições financeiras. Assim, é a fonte mais próxima do que podemos esperar para a economia brasileira.

E em investimentos, estamos sempre trabalhando com cenários. É com expectativa de valorização que compramos uma ação ou com expectativa de mudanças em juros que podemos comprar títulos públicos.

Ter a projeção de crescimento da economia é importante para saber se estamos em tendência de alta ou não. A economia é que impulsiona a bolsa de valores, por exemplo. É natural esperar que perspectivas de economia aquecida resultem em valorização do Ibovespa.

Projeções da taxa de juros também são importantes na medida que podemos esperar uma rentabilidade diferente de títulos públicos. Além disso, juros mais baixos impulsionam a economia e podem também influenciar a bolsa de valores, como expliquei acima.

Como disse quando falei sobre o Top-5, o IPCA é outro indicador chave. Lembre-se que inflação é perda de poder de compra e sempre temos de estar interessados na rentabilidade real e não na nominal.

Lembrando que a rentabilidade real é obtida pela rentabilidade total do investimento “menos” a inflação do período.

Assim, saber como será a inflação futura é muito relevante para saber qual será também o seu rendimento real.

As projeções das taxas de juros e câmbio também são extremamente importantes. Aqui é mais direta a sua relevância: a taxa básica de juros irá balizar seus retornos em renda fixa e o câmbio é o próprio retorno de investimentos em dólar.

As outras variáveis são menos observadas pelo investidor final pessoa física, mas também têm bastante importância. É relevante acompanhar como o setor externo e as finanças do país estão evoluindo.

Outro papel do relatório Focus, esse mais técnico, é balizar os modelos que o próprio Banco Central utiliza para tomar decisões de política monetária (taxa de juros).

É claro que é impossível saber como o futuro irá se comportar, mas ter um norte é muito importante para tomarmos decisões agora, no presente.

BÔNUS: Taxa de juros real ex-ante

Taxa de juros Real Ex-Ante

Como estamos falando de projeções, vou introduzir um conceito importante em finanças: a taxa de juros real ex-ante.

Já falamos que o importante é o rendimento real que o investimento tem, ou seja, descontado da inflação.

Sendo a taxa de juros uma forma de balizar retornos em renda fixa, é importante saber como será o comportamento dela.

E somando com o conceito de inflação, temos que saber qual será a taxa de juros real, ou seja, descontada da inflação, como já dissemos.

Mas não adianta nada calcularmos a taxa de juros com a inflação que já ocorreu. Se fizermos isso, estaremos olhando para o passado para saber o comportamento dos preços que estão influindo no nosso rendimento de agora.

O conceito de taxa de juros real ex-ante é justamente é de calcular a taxa de juros pelo que será o comportamento da economia: juros e inflação.

O relatório Focus, dessa forma, serve para calcularmos como será a taxa de juros real no futuro. Essa é a taxa de juros real ex-ante.

Para calcularmos ela, basta pegar as projeções de juros e descontar das projeções de inflação contidas no Focus.

Assim você terá uma ideia de como será a taxa de juros real no futuro, ou seja, aquela que balizará seus retornos e conseguirá tomar uma decisão de onde investir o seu dinheiro mais bem embasada hoje.

Conclusão

O relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, contém as projeções das principais instituições financeiras do país sobre variáveis econômicas que impactam seus rendimentos.

É claro que os economistas erram, me incluo nisso também, mas o relatório Focus serve como um direcionamento de mais ou menos como cada uma dessas variáveis irá se comportar.

É importante ficar de olho nessas projeções para ter uma ideia de decisões importantes a serem tomadas agora no presente.

Mas e aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo o que achou desse texto!

Compartilhe esse conteúdo com mais investidores que você deseja ajudar obter Mais Retorno entendendo o relatório Focus:

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais:

Relatório Focus: saiba o que é e qual sua importância nos investimentos
5 (100%) 7 votos