Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
O que é selo CETIP Certifica, ilustração.
Mercado Financeiro

O que é Cetip Certifica e qual a importância para seus investimentos

Atualmente, existe uma enorme variedade de investimentos que podem ser realizados por qualquer pessoa. Para escolher o ideal, o investidor usa de alguns filtros como o…

Data de publicação:11/11/2019 às 11:32 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Atualmente, existe uma enorme variedade de investimentos que podem ser realizados por qualquer pessoa. Para escolher o ideal, o investidor usa de alguns filtros como o nível de risco, o prazo do ativo e a liquidez, por exemplo.

Os perfis podem variar bastante entre aqueles que são mais agressivos quando comparados aos mais conservadores. No entanto, todos tem algo em comum que é a segurança do capital aplicado.

A segurança que falamos aqui não é sobre a possibilidade de perdas do dinheiro por variações de mercado, mas sim de saber que o dinheiro investido, caso lucrativo, retornará sem maiores problemas. Neste caso, uma ferramenta pode ajudar: o selo Cetip Certifica. Vamos entender mais sobre ele.

O que é o selo Cetip Certifica?

O que é o selo CETIP Certifica, ilustração.

O Cetip Certifica é, como mencionamos, um selo. Esse selo é atribuído para ativos financeiros com o objetivo de comprovar o registro e a certificação de uma operação. Ele é, em outras palavras, uma forma de garantir tanto a segurança, como a transparência das transações.

Originalmente, o selo era emitido pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), empresa focada no ramo financeiro e que oferecia diversos serviços às instituições dos segmentos, entre os quias estava o registro de operações.

Em 2017, houve a fusão com a BMF&Bovespa, gerando assim a B3. Atualmente, portanto, o processo está centralizado na B3, uma das principais bolsas de valores do mundo.

O principal ponto deste selo é a segurança sobre o dinheiro aplicado que mencionamos na introdução e que todo investidor, independente do nível de risco, quer ter.

Toda compra e venda de ativos com esse selo é devidamente registrada em nome do cliente da instituição financeira (podendo esse registro ser pelo CPF, em caso de pessoa física, ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica).

Vale registrar que, atualmente, o selo chama-se apenas "Certifica" e é emitido pela própria B3. Você pode ver mais informações diretamente na página oficial da B3 sobre a certificação.

Por que o selo Cetip Certifica é importante para as empresas?

Por que o selo CETIP Certifica é importante para as empresas, ilustração.

O selo Cetip Certifica é uma comprovação que interessa diretamente às instituições financeiras. Não são apenas os ativos que apresentam grande variedade aos seus investidores. As empresas intermediadoras entre os investidores e os investimentos também estão em constante concorrência.

Nesse processo de tomada de decisão do cliente por uma instituição ou outra, a segurança pesa bastante. Nenhum investidor, seja do nível que for, quer ficar se preocupando com a confiança da empresa que escolheu.

Por essa razão, bancos e corretoras estão sempre em busca de transmissão de credibilidade e autoridade no segmento financeiro. E uma das boas maneiras de apresentar isso aos clientes está na certificação da Cetip.

E para os clientes? Qual a importância?

Qual a importância do selo CETIP certifica, ilustração.

Se você acha que apenas empresas devem se preocupar em consultar o selo Cetip Certifica, está enganado. Os investidores também devem dar atenção especial a esse ponto, principalmente para garantir que o dinheiro seja empregado de maneira correta.

Um exemplo clássico dessa importância aconteceu com uma corretora chamada Corval, no ano de 2014. Na oportunidade, a empresa fez o desvio de dinheiro de mais de 3.500 clientes que investiam em Tesouro Direto, usando o dinheiro para outras aplicações.

Esse é um problema causado por corretoras e bancos que não possuem o selo Cetip Certifica. Como as operações não eram registradas, o investidor ficava "cego" em relação ao que acontecia com o seu dinheiro. E, em alguns casos, o dinheiro acaba perdido.

Portanto, todo cuidado pouco dentro do mercado financeiro, especialmente ao escolher a instituição intermediadora. Propostas tentadores por empresas pequenas sempre surgem, mas poucas delas apresentam garantias de segurança.

Como funciona o selo Cetip Certifica?

Como funciona o selo CETIP Certifica, ilustração.

Para garantir transparência aos seus clientes e investidores, bancos e corretoras podem solicitar à Cetip o selo de certificação das suas operações.

Ao conseguir a aprovação, a empresa se compromete a registrar devidamente todas as movimentações realizadas pelos seus clientes, independente do valor. Isso é importante porque, por regra, nem todo ativo financeiro exige esse registro. No entanto, para empresas que possuem o selo Cetip Certifica, essa ação é obrigatória.

Para o cliente final, isso significa a certeza de que todo investimento realizado com aquela instituição será devidamente registrado em seu nome. Como comprovante, o investidor tem acesso a um extrato que pode ser atualizado sempre que desejar com atraso de um dia — o sistema corrige posições no prazo de um dia útil (D+1).

Como consultar o extrato de investimentos?

Se você já tem seus investimentos e quer consultar o seu extrato, o caminho é simples. O primeiro passo é acessar o Canal Eletrônico do Investidor no site da B3.

Lá, você fará seu acesso com login e senha. Existem opções de gerar uma senha, para o caso do primeiro acesso, ou de solicitar uma nova senha em razão de esquecimento.

Dentro do sistema, existem diversas atividades que podem ser realizadas pelo investidor. Entre elas está a consulta do extrato de investimentos com a posição atualizada. Para isso, contudo, é necessário que eles sejam devidamente registrados.

Para acessar o seu extrato, faça o seu acesso e use o menu "Extratos e informativos" e, na sequência, selecione "Extrato CETIP UTVM via download". É possível ainda selecionar o prazo do extrato de até 18 meses.

Quais são os benefícios do selo Cetip Certifica?

Quais são os benefícios do selo CETIP Certifica, ilustração.

Quando pensamos nos benefícios de um selo de investimentos como o Cetip Certifica, é necessário separá-lo em duas óticas diferentes. De um lado, nós temos as empresas intermediadoras que, como já vimos, podem ser destacadas pelos bancos e pelas corretoras. De outro, está o investidor ou o cliente final dessas instituições.

Ambos os lados possuem benefícios em buscar com o Cetip Certifica. Vamos entender esses benefícios individualmente.

As vantagens para bancos e corretoras

Para as empresas, o selo Cetip Certifica representa segurança, autoridade e transparência. Obter essa certificação é como se a corretora (ou o banco) dissesse ao seu cliente: "nós somos confiáveis e vamos registrar todas as suas operações, fique tranquilo que conosco tudo funciona bem".

Pode parecer um mero detalhe, mas essa segurança transmitida ao investidor pode ser decisivo na escolha entre trabalhar com uma ou outra empresa do segmento financeiro. Quando o assunto é dinheiro, as pessoas tendem a ter o dobro de cuidados em uma tomada de decisão.

Ou seja, além de toda parte técnica que envolve o Cetip Certifica, esse pode ser um diferencial competitivo para as empresas do segmento.

As vantagens para os clientes e investidores

Na outra ponta desse processo estão os investidores. E, como já mencionamos anteriormente, eles querem exatamente transparência e credibilidade por parte das instituições financeiras. O selo Cetip Certifica é fundamental no processo, pois garante a segurança do investimento.

Como já adiantamos, o investidor pode emitir extratos periódicos atualizando quase que diariamente o seu saldo financeiro junto às instituições. Isso é possível pelo registro dos ativos diretamente em seu nome, via CPF ou CNPJ, algo que possibilita um controle muito simples para qualquer pessoa sobre o seu capital.

Outro benefício importante que deve ser mencionado é a facilidade de recuperação caso a corretora intermediadora do processo venha a quebrar. Como talvez você já saiba, boa parte dos investimentos de renda fixa são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, todo investimento até R$250 mil é garantido mesmo em caso de quebras.

Acontece que, quem investe com o selo Cetip Certifica acaba ganhando velocidade nesse processo. Isso porque o FGC consegue achar facilmente os investidores daquela empresa justamente por meio do registro. Essa, portanto, é mais uma vantagem.

Quais os tipos de investimentos que são registrados pelo Cetip Certifica?

Quais são os investimentos registrados pela selo CETIP Certifica, ilustração.

De maneira geral, o Cetip Certifica funciona para ativos de renda fixa. Abaixo, listamos alguns dos investimentos mais conhecidos dessa categoria:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB) 
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
  • Debêntures
  • Letra de Câmbio (LC)
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) 
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Deu para entender o que é e qual a importância do selo Cetip Certifica?

A ideia desse artigo foi discutir, explicar e comentar sobre o selo Cetip Certifica. Se essa é uma novidade para você, esperamos que tudo tenha fica esclarecido, especialmente sobre as vantagens desse recurso.

De qualquer forma, caso tenha restado qualquer dúvida é só deixar nos comentários que respondemos para você assim que possível.

Sobre o autor
Stéfano Bozza
Formado em Administração pela PUC-SP. Trabalhou em empresas do segmento financeiro (Itaú BBA) e varejo (BRMALLS) até 2016, quando iniciou a jornada de produção de conteúdo para a internet com foco em finanças.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados