Open Nav Logo Mais Retorno

Como Funciona a Previdência Privada

Por:
07/12/2017
Como Funciona a Previdência Privada
4.8 (95.79%) 19 voto[s]

[Infográfico] Como Funciona a Previdência Privada

Entender como funciona a Previdência Privada pode não ser uma tarefa muito simples num primeiro momento.

Afinal de contas, são uma série grande de variáveis que precisam ser levadas em conta, para que o investidor consiga tomar uma decisão inteligente:

  • VGBL ou PGBL?
  • Tributação Progressiva ou Regressiva?
  • Com ou sem Renda Vitalícia?

E assim por diante.

O assunto vai tão longe, que um dos maiores textos que já publiquei aqui no Mais Retorno foi justamente sobre a Previdência Privada e que inclusive recomendo fortemente a leitura posteriormente.

Pensando nisso, resolvemos preparar um grande resumão sobre os principais conceitos, características e diferenciais em relação a como funciona a Previdência Privada em um novo infográfico muito legal!

Confira abaixo esse novo infográfico:

Como Funciona a Previdência Privada: PGBL ou VGBLComo Funciona a Previdência Privada: Progressiva ou Regressiva

Como Funciona a Previdência Privada: Aberta ou Fechada

Como Funciona a Previdência Privada: Diferenciais

Como você viu, entender como funciona a Previdência Privada pode não ser tão complicado quanto parece à primeira vista.

Apesar de existirem uma enorme quantidade de nomes e regras, esse infográfico traz um bom resumo para facilitar a sua compreensão do tema de forma que você possa tomar a melhor decisão na hora de contratar seu plano de previdência complementar.

Mas se você veio em busca de algo muito mais completo e avançado, vale a pena conferir nosso texto sobre o que é a Previdência Privada.

Lá eu redigi um dos texto mais cuidadosos e completos até hoje falando sobre esse tema e tenho certeza que depois de dedicar um tempo lendo ele, você sairá muito mais preparado para escolher bons investimentos.

Ficou com mais alguma dúvida? Comente aqui em baixo!

Se esse infográfico te ajudou de alguma forma, compartilhe com seus amigos e faça ele chegar a mais investidores como você. É só clicar nos links abaixo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Como Funciona a Previdência Privada
4.8 (95.79%) 19 voto[s]

Leia também:

Sobre o autor

  • Avatar
  • Economista e empreendedor do mercado financeiro há quase uma década, tem como objetivo compartilhar suas experiências e se conectar com outros investidores e entusiastas do mercado. Escreve regularmente como colunista em grandes portais como InfoMoney e Dinheirama.

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


4 Comentários

  • Avatar Horácio disse:

    Bom dia!!
    Gostei muito do uso de infográfico, ficou bem diferente e explicativo em relação a outros textos desse tipo!!
    Só com relação a taxa de carregamento, o que é legal de se falar é que, em banco, você paga sempre, em algumas empresas seguradoras você também paga, porém, com o passar do tempo, essa taxa tende a diminuir ate chegar a zero…
    Gostei muito do artigo, ilustrado e bem agradável!!!
    Essa é minha primeira visita ao site, mas Já adicionei seu site nos favoritos, vou acompanhar mais!!!
    Até breve!!

    • Olá Horácio,

      Muito obrigado pelo comentário e sugestões! Seu comentário por si só já agrega mais ao conteúdo e por isso é tão importante para nós.

      Fico feliz que o infográfico tenha sido útil e te ajudado a entender melhor o mundo da Previdência Privada, que realmente é um tanto quanto confuso.

      Fique à vontade para se inscrever no site também para receber em primeira mão os novos conteúdos que publicarmos. Qualquer dúvida é só nos chamar!

      Grande abraço e bons investimentos!

      • Avatar JaDer disse:

        Olá. Excelente infográfico. Estou com a seguinte dúvida: já tenho uma previdência privada PGBL/Regressiva junto à minha empresa. Para diversificar e cobrir o restante dos 12% dedutíveis do IR, fiz uma outra previdência privada, porém agora aberta, também PGBL/regressiva. Caso eu queira fazer mais aportes, seria interessante eu iniciar uma nova previdência privada VGBL, sabendo que meu limite dos 12% já foram atingidos ou melhor concentrar nas abertas PGBL? Qual vantagem eu teria em partir para a VGBL?

        • Olá Jader,

          Muito obrigada pelo comentário e interesse!

          Neste caso que você descreveu, na modalidade PGBL seu benefício se mantém para quem abater em ATÉ 12%. Ou seja, caso queira investir MAIS que 12% da sua renda tributável, já não será benéfico utilizar esta modalidade e sim optar pela modalidade VGBL.

          Lembrando que é possível investir em quantos fundos de previdência quiser neste formato PGBL, contanto que a soma da tributação seja de ATÉ 12%, assim valerá a pena sua aplicação!

          Abraços e bons investimentos!