Open Nav Logo Mais Retorno

Assimetria de informações: o que é e como afeta meus investimentos?

Por:
14/01/2019

Desde os primórdios a informação tem um valor imensurável. Quantas batalhas não já foram vencidas na história por causa de alguma informação importante? Quantos governos já foram formados e outros caíram por acesso à informação?

Na literatura, não é difícil ler algum livro de Machado de Assis ou qualquer outro grande escritor citando folhetins, que eram os jornais da época.

Enfim, acho que não preciso convencer o leitor do valor da informação.Tanto é que hoje em dia algumas das empresas mais valiosas do mundo tem como foco dar acesso a informações em larga escala para nos mantermos atualizados de forma muito rápida.

No mercado financeiro, no entanto, por mexermos com valores grandes, a informação é ainda mais relevante. Mas será que temos amplo acesso a elas?

No texto de hoje vou falar mais sobre a Assimetria de Informações e como ela pode influenciar o resultado dos seus investimentos.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre:

O que é Assimetria de Informações

O que é assimetria de informações

Conforme apontei na introdução desse texto, hoje temos acesso a uma grande quantidade de informações.

Ficou muito fácil nos mantermos informados de maneira geral, mas essa informação ainda não é completa, seja por falta de acesso de transparência em todos os dados ou até mesmo por falta de expertise para interpretar determinada informação.

Em economia, chamamos esse fenômeno de assimetria de informação.

É uma parte importante da matéria de microeconomia e já rendeu até um prêmio Nobel de 2001 para Joseph Stiglitz juntamente com Michael Spence e George Akerlof.

Trata-se de uma teoria que diz que alguns mercados, ou seja, a negociação entre duas partes (comprador e vendedor), operam com uma das partes tendo maior nível de informação do que a outra.

O exemplo clássico, e que facilita o entendimento, é do mercado de carros usados.

Imagine que um indivíduo tenha um carro com 2 anos de uso. Aparentemente parece um carro praticamente novo (semi-novo) e deve estar em bom estado.

Porém, o dono do carro andou sem trocar o óleo por um tempo e agora esse carro apresenta alguns problemas de motor.

Trata-se, portanto, de um problema sério, mas que o vendedor provavelmente irá ocultar. O comprador não sabe disso e poderá comprar o carro pagando um preço de “semi-novo normal” por ele.

Nessa negociação, o comprador foi lesado por causa da assimetria de informação. O vendedor tinha conhecimento de algo que o comprador não tinha e conseguiu vender o carro por um valor maior do que ele vale.

A assimetria de informações cria um outro fenômeno nos mercados: a Seleção Adversa.

Esse conceito indica que, sabendo que existe a possibilidade de serem lesados, os compradores tendem a jogar o valor de um bem para mais baixo do que é de fato.

Portanto, no exemplo citado, embora isso fosse necessário para uma negociação mais justa, outros vendedores que tenham carros bons, sem defeitos e bem conservados, sofrerão com o preço dos carros deles caindo, simplesmente pela possibilidade de terem defeitos.

Em outras palavras, alguns pagam pela “malandragem” de outros.

Outros mercados também têm essa característica como o de seguros, crédito e serviços especializados ou também, onde está nosso interesse de fato, o mercado financeiro.

Você já entendeu que assimetria de informação se trata de “uma parte saber mais que a outra”. E isso se manifesta o tempo todo no mercado financeiro.


Como a Assimetria de Informações afeta meus investimentos.

Como a assimetria de informações afeta meus investimentos

Vou relatar um caso que vivenciei no trabalho para demonstrar como a assimetria de informação afeta, e muito, o mundo das finanças.

Vou começar apenas dizendo que existe um produto chamado DAP, que é uma taxa de juros real. Ou seja, uma taxa já descontada a inflação.

Cabe um texto explicando melhor esse produto e como negociá-lo, mas o ponto aqui é que o IPCA mensal afeta muito o seu valor, como era de se esperar.

Além disso, noto também que a energia elétrica tem um peso importante no IPCA e a Aneel (associação que cuida das distribuidoras de energia) tem um sistema de bandeiras tarifarias.

A bandeira verde não tem nenhum acréscimo de tarifas, sendo que a vermelha tem o maior acréscimo.

Assim, mudanças tarifarias de energia elétrica afetam bastante o IPCA.

Lembro que em dado momento, uma “parte” foi a uma reunião da Aneel e soube que a associação iria mudar a bandeira tarifária quando ninguém tinha essa perspectiva.

Claro, ao saber dessa informação, foi rapidamente ao mercado de DAP onde os preços estavam muito fora, considerando essa mudança na bandeira tarifária.

Depois de um tempo o mercado inteiro soube dessa perspectiva, mas a parte que tinha acesso à informação antes de do público geral conseguiu aproveitar a distorção de preços, tendo um ganho com isso enquanto as outras partes tiveram prejuízos.

É por isso que os ganhos advindos de informações privilegiadas são considerados criminosos tanto no Brasil, como nos EUA e em outros mercados mais desenvolvidos na maior parte do mundo.

No mercado financeiro existe muito disso, por isso a informação é muito importante. Nesse sentido existem muitos programas apenas para fornecer notícia para os players de mercado.

E eles são muito caros dado o valor dessa informação.

Outro ponto para ficar de olho é na negociação de ações.

Os administradores das empresas têm um acesso maior de como estão as finanças, perspectivas e riscos que a empresa passa. Logo, deve-se ser cauteloso ao ler entrevistas de executivos.

É preciso sempre estar atento a tudo o que está ocorrendo com as empresas, com o país e com o mundo. Assim como analisar perspectivas de negócios de concorrentes e do setor como um todo (tributação, demanda, etc.).

Ou seja, a melhor forma de evitar ao máximo o problema de informação assimétrica (pelo no que você tem algum controle), é preciso sempre estar atendo às notícias econômicas e políticas do Brasil e do mundo.

Diferença entre informação assimétrica e informação privilegiada

Diferença entre informação assimétrica e informação privilegiada

Por possibilitar ganhos substanciais, a informação é um tema muito sensível. Existe diferença entre assimetria de informação e ter uma informação privilegiada, o que é crime.

A informação privilegiada está relacionada a um acesso exclusivo a determinada informação.

Muitas vezes relacionadas à “camaradagem” que um agente fornece a algum player de mercado.

No exemplo que citei, poderia até se pensar em informação privilegiada. No entanto, as reuniões são públicas e apenas um agente teve o interesse de comparecer. Então isso não pode ser caracterizado informação privilegiada dado que qualquer um poderia ter acesso.

Por configurar uma estrutura de negociação desigual e, por consequente, resultar em ganhos elevados para a parte com informação privilegiada, isto constitui um crime tanto nos EUA quanto no Brasil, como pode verificar nesse documento da CVM.

Conclusão

A informação é algo muito valioso para tudo hoje em dia. Por isso, temos acesso hoje em tempo real a tudo o que está ocorrendo no mundo.

Existe, entretanto, ainda o problema nos mercados que uma parte pode não saber tudo o que outra parte sabe. Assim, a negociação fica desfavorável para a parte que não tem a informação completa. É o que chamamos de assimetria de informação.

No mercado financeiro isso é ainda mais relevante pois estamos obviamente tratando com nosso dinheiro. Nesse sentido, existem empresas especializadas em fornecer notícias e precisamos estar sempre de olho nisso para evitar sermos lesados em uma negociação.

E se ficou alguma dúvida ou quer contribuir mais com o assunto, comente abaixo.

Compartilhe esse texto com mais investidores que você deseja ajudar a obter Mais Retorno entendendo a assimetria de informação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Leia também:

Sobre o autor

  • Vinicius Alves
  • Economista, atuou no departamento econômico de empresas de sell side no mercado financeiro. Já foi Top-5 de projeção de inflação de curto prazo do BC.

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


1 Comentários

  • Avatar MAURICIO DESTER disse:

    Obrigado pela matéria Vinicius! Muito interessante esta questão envolvendo a assimetria de informações, algo que, muitos de nós, já sabemos intuitivamente, mas que foi devidamente formalizado no seu texto, agregando valor ao nosso conhecimento.