Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

Como Petrobrás PETR4 e Vale VALE3 estão reagindo ao Coronavírus?

Como Petrobrás PETR4 e Vale VALE3 estão reagindo ao Coronavírus? Ibovespa caindo quase 5% e agora? Dizem que o ano começa mesmo só depois do carnaval…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/03/2020 às 18:23 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Ibovespa caindo quase 5% e agora?

Dizem que o ano começa mesmo só depois do carnaval e não é que isso aconteceu mesmo?

Após esse período festivo aqui do Brasil, o mercado do brasileiro e do mundo vem sofrendo muitas oscilações por conta do coronavírus (uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum).

E este cenário tem impactado diversas empresas na bolsa de valores. Recebemos inúmeras perguntas aqui sobre as quedas de empresas como Petrobrás e Vale, saiba quais foram as respostas do nosso especialista em investimentos Felipe Vieira:

Qual o motivo das quedas e porque elas continuam caindo?

O coronavírus acaba impactando o consumo mundial

- Fechando fronteiras entre países
- Envios de produtos bloqueados
- Países mais receosos diante desta “crise”

E diante destes fatores o consumo também diminui.

Empresas de commodities (termo empregado para designar produtos de escala global, cujo grau baixo, ou mesmo inexistente, de industrialização permite que sejam utilizados como matéria-prima, ex: açúcar, café, água, energia, moedas, minérios, entre outros) estão mais sensíveis quanto a situação das bolsas de valores mundiais.

Em casos como o da Vale, que é exportadora e Petrobras que possui um consumo atrelado a variação do preço do petróleo, são grandemente afetadas no curto prazo e por isso o grande impacto nos preços dos seus ativos.

E até onde pode chegar esse impacto?

Neste momento não é possível definir o impacto, mas levando em conta que o coronavírus possui alguns impactos estruturais e financeiros a curto prazo, durante o processo é possível que empresas mais sensíveis criem uma crise ainda mais profunda do que esta do coronavírus.

Imagine:

Empresas mais sensíveis - quebrando - gerando efeito dominó - e aprofundando uma crise, complicando ainda mais o processo de operação no mundo todo, inclusive no Brasil.

O que é certo: esta volatilidade que vem ocorrendo no mercado por conta do coronavírus, não termina hoje e não vai terminar na próxima semana.

Devemos continuar com grande volatilidade no Brasil e no mundo e por isso é bom estar preparado com a carteira,

- Bem fundamentado,
- Estruturas bem consistentes
- E ativos bem correlacionados.

OBSERVAÇÃO:

Dependendo dos impactos de agora e dos próximos meses - pode demorar um pouco mais para recuperar seu dinheiro

DICA:

Vale e Petrobras são empresas sólidas e distribuem bons dividendos - acompanhe com base em suas estratégias de investimentos pontos como estes também!

Você teve alguma ação impactada com o coronavírus? Conta aqui nos comentários quais são elas!

Ainda com dúvidas? Nos mande um e-mail contato@maisretorno.com

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados