[VÍDEO] IGP-M: saiba o que é e como funciona
Para que serve o IGP-M? O IGP-M também está relacionado à inflação, como ocorre com o IPCA, mas o seu cálculo é diferente e, portanto, pode…
Para que serve o IGP-M?
O IGP-M também está relacionado à inflação, como ocorre com o IPCA, mas o seu cálculo é diferente e, portanto, pode trazer resultados bem diferentes.
Vale lembrar que o IGP-M tem o seu índice liberado antes do IPCA. Para o mês de dezembro, por exemplo, o IGP-M é lançado ao público ainda em dezembro. Já o IPCA, só sai nos primeiros 10 dias do mês subsequente (janeiro).
Corretoras imobiliárias utilizam o IGP-M como forma de correção dos aluguéis de seus clientes. Ao término de um ano, geralmente aqueles imóveis alugados sofrem alguma correção em seus aluguéis.
Essa correção pode ser feita utilizando o IGP-M mais alguma taxa de juro ou somente o IGP-M.
Vale lembrar que um dos índices que possui certo peso dentro do cálculo do IGP-M é o INCC, índice utilizado na construção civil.
No mercado de investimentos, o IGP-M é utilizado em larga escala. Temos vários tipos de ativos que oferecem em seus rendimentos atrelados a correção do IGP-M.
LCIs e debêntures são bons exemplos de ativos que podem oferecer correção pelo IGP-M, assim como fundos imobiliários, CRIs e demais ativos ligados à área imobiliária.
Por que utilizar o IGP-M?
Na comparação direta com o IPCA, o IGP-M possui mais volatilidade, sendo que o índice tem tendência de conseguir registrar taxas maiores do que o IPCA no longo prazo.
Uma das razões para chegar a essa conclusão está ligada ao cálculo do IGP-M em comparação direta ao IPCA.
Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre o IGP-M no nosso Glossário.