Última modificação em 18 de maio de 2021

O que é Risco Maverick?

Este termo - Risco Maverick - é comumente utilizado nos Estados Unidos para expressar situações onde o investidor assume uma postura pouco convencional ao realizar suas operações no mercado financeiro. Traduzindo para a linguagem brasileira, é possível entendermos seu significado como "risco independente". 

É certo dizer que cada um de nós possuímos objetivos pessoais e profissionais muito diferentes uns do outros, portanto, lidamos com o nosso dinheiro de acordo nossas próprias necessidades, certo?

Entretanto, mesmo na individualidade de cada investidor, há um certo padrão a ser seguido quando se opera no mercado financeiro - mesmo que inconscientemente: aplicar em títulos promissores, na esperança de obter um ótimo retorno dentro do prazo determinado.

Afinal, ninguém quer investir em títulos que aparentemente não renderão nada, não é mesmo? O Risco Maverick, ou "risco independente", trata justamente dessa possibilidade, pois carrega a essência da tolerância quanto a possíveis fracassos em operações no mercado.

Isso quer dizer que, os investidores que realizam suas operações de acordo com outros critérios além da rentabilidade e lucratividade - visando apenas o nome de uma empresa ou de uma marca específica em seu portfólio, por exemplo - são capazes de tolerar a possibilidade do fracasso em determinado investimento.

Resumindo em uma expressão tipicamente brasileira, tais investidores "não jogam necessariamente para ganhar". 

Dizer que se trata de um "risco independente" é o mesmo que afirmar a consciência do investidor sobre as desvantagens daquela operação, ou seja, o trader estará por conta própria caso tudo de errado, sabe?

Conforme um dos artigos publicados na plataforma Advisor Analyst por William Smead e Tony Scherrer, diretores da Smead Capital Management, o Risco Maverick pode ser definido da seguinte maneira:

"O risco independente vem de quanto seu portfólio se desvia e de sua disposição de parecer extremamente tolo por um longo período de tempo. É medido pelo que é chamado de ação ativa, ou quanta ou pouca sobreposição seu portfólio tem com o índice pelo qual você é medido."

Afinal, o Risco Maverick vale a pena, ou não?

De fato, assumir essa postura pouco convencional de "ir contra a maré" não é a recomendação mais bem avaliada dentre os renomados gestores de investimentos ao redor do mundo. São poucos - pouquíssimos! - aqueles a favor de títulos que não prometem lucratividade.

Portanto, assumir um risco independente torna-se uma escolha muito pessoal, envolvendo critérios avaliativos totalmente dependentes da personalidade de cada investidor. Em um artigo publicado por Robert D. Arnott em 2013 (What Risk Matters? A Call for Papers!), ele define o Risco Maverick como a condição de uma pessoa em permanecer "errada" e "sozinha" em suas próprias escolhas.

Ou seja, em teoria, o risco independente não vale a pena, pois se trata de operações que não garantem sucesso financeiro ao investidor. Entretanto, a definição de "sucesso" pode ser muito particular para cada um de nós... Pode ser que o Risco Maverick valha a pena, sim, para o investidor que acredita nas suas operações e tem suas razões para adquirir títulos pouco promissores.

Ainda no mesmo artigo, Robert D. Arnott nos esclarece um pouco mais esse tipo de situação:

"Outro exemplo de risco independente é dizer às pessoas o que elas não desejam ouvir. Uma visão contrária muitas vezes não é aceita até que tenha sido demonstrado que está correta e, portanto, tenha perdido sua relevância. Ganhar recompensas dizendo às pessoas o que elas querem ouvir é muito mais fácil, mesmo que a mensagem esteja errada, do que dizer o que elas não querem ouvir, mesmo que a mensagem esteja correta."

Sendo assim, aqueles que assumem tal postura contrária permanecem fiéis as suas escolhas mesmo sem ter como prová-las que podem ser benéficas futuramente.

Termo do dia

Black & Scholes

O que é Black & Scholes Os economistas Fischer Black e Myron Scholes foram os responsáveis pelo modelo de precificação de opções conhecido como Black &…