Outros

Matemático por formação, Nassim Nicholas Taleb é também autor de livros, analista de riscos e estatístico. Dono de conceitos polêmicos por entre os investidores, possui cinco livros publicados onde explica um pouco mais sobre a importância de imprevistos.

É responsável pela criação da estratégia de investimentos Halder, onde prevê a compra de ações de alto risco ao mesmo tempo que mantém de 60 a 90% do patrimônio em investimentos conservadores.

Sendo uma referência quando o assunto é imprevisibilidade, Nassim Taleb é admirado por muitos e odiado por muitos também. Mas o que será que torna este investidor uma pessoa de tanto destaque? É o que você vai conferir no artigo de hoje.

Conheça a história de Nassim Nicholas Taleb e inspire-se para uma vida financeira mais promissora!

Quem é Nassim Nicholas Taleb?

Nascido no Líbano em 1960, Nassim Taleb é uma pessoa de grande influência em suas áreas de atuação. Fez tremendo sucesso durante a publicação de seus livros que já possuem traduções para diversos idiomas fazendo sucesso para além das fronteiras.

Além de seus cinco livros renomados, o autor também é responsável pela publicação de artigos específicos que tratam desde estatísticas, até mesmo filosofia, finanças, análise de riscos, e muito mais.

Atualmente possui residência nos Estados Unidos, onde é professor do Instituto Politécnico da Universidade de Nova Iorque, além de presidente da companhia de investimentos Empírica. Também possui casa no Líbano (onde vive sua família) e no Reino Unido.

É considerado um megainvestidor do mercado financeiro, com suas teorias e estratégias um tanto não convencionais para a maioria dos investidores. Possui MBA pela universidade de Wharton e é também Ph.D. pela Universidade de Paris.

Para chegar ao posto que chegou hoje, Nassim passou por cargos de suma importância em grandes bancos mundiais, como CSFB, BNPParibas, UBS além de Bankers Trust.

História do Nassim Nicholas Taleb

Filho de Minerva Ghosn, antropóloga e Nagib Taleb, médico oncologista, teve que fugir de seu país de origem junto com sua família devido à guerra civil. Na época, tiveram que se refugiar na França, onde o investidor pode completar sua graduação em Economia.

Na Universidade de Paris, Taleb tirou sua primeira graduação e também o título de PhD. Depois disso, passou a viver a vida nos Estados Unidos, onde trabalhou no mercado financeiro por cerca de 21 anos, quando consolidou sua fortuna devido à imprevisibilidade.

Era um investidor dedicado ao ramo dos derivados e conquistou a liberdade financeira aos 27 anos de idade. Enquanto atuava no mercado financeiro, trabalhou como diretor administrativo do renomado banco de crédito Credit Suisse, além de ser chefe de arbitragem proprietária com derivativos no First Boston e chefe de trading com derivados de câmbio no Banque Indosuez.

No banco BNP Paribas, atuou como trader proprietário enquanto na Bolsa Mercantil de Chicago era formador independente de mercado e foi também fundador da Empírica Capital, companhia que preside até hoje.

Em 2006, o autor mudou um pouco sua área de atuação, passando a estudar sobre teorias de riscos e imprevisibilidade no mercado financeiro. Passou a desconfiar de cálculos matemáticos lógicos já que não contavam com o imprevisível, que lhe era tão essencial.

Passou a estudar também sobre filosofia, matemática e filologia – a habilidade de estudar línguas e documentos antigos. Assim, conquistou a arte de falar fluentemente diversos tipos de línguas, incluindo as mais antigas registradas.

Como o Nassim Nicholas Taleb ficou rico?

Nassim Nicholas Taleb ficou rico através de investimentos pouco previsíveis que contavam com falhas e acontecimentos improváveis. Por este motivo, é fortemente criticado por muitos investidores, enquanto de outros recebe admiração extrema.

Sua principal estratégia no mundo dos investimentos é apostar na volatilidade do mercado e como ganhar dinheiro se aproveitando disso. Dessa forma, é considerado um dos investidores mais controversos, já que opta por investimentos de alto risco enquanto mantém sua carteira com uma porcentagem majoritária de investimentos seguros.

Uma de suas estratégias mais conhecidas é a chamada “Cisne Negro” ou “Black Swan”, onde aposta que eventos improváveis irão acontecer para trazer uma valorização exacerbada e extremamente inesperada.

Através deste método, conseguiu faturar nada mais nada menos do que 40 milhões de dólares em plena crise de 1987 em uma jogada que durou poucas horas. Seu faturamento em crises não parou por aí pois, também na bolha dos pontocom (anos 2000) e durante a crise do subprime (2008) também encerrou com excelentes resultados.

Este é o principal motivo do investidor ser criticado por muitos e aceito por outros tantos: ele aposta em eventos aleatórios que não têm data para acontecer, mas que podem trazer ganhos exponenciais.

Negócios do Nassim Nicholas Taleb

Além de presidir a empresa de investimentos Empírica, Nassim Nicholas Taleb fez enorme sucesso com o trabalho em seus cinco livros de linguagem simples e acessível. Neles, explica a importância da imprevisibilidade para a evolução pessoal e até mesmo financeira, como comprova a sua própria experiência no mercado financeiro.

Entre suas obras, estão:

  1. Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida (2004);
  2. A lógica do cisne negro (2007);
  3. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos (2012);
  4. A cama de procusto: Aforismos filosóficos e práticos (2010);
  5. Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano (2018).

Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles abaixo.

1- Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida

Este foi o primeiro livro de Nicholas Nassim Taleb, e destaca a importância da aleatoriedade e da sorte para o crescimento tanto pessoal, profissional ou dos investimentos.

Através de insights cotidianos, Nassim nos mostra que muitas vezes, a sorte é superior à habilidade para que algo saia conforme nós esperamos.

2- A lógica do cisne negro

A Lógica do Cisne Negro foi a segunda obra lançada por Nassim Taleb, que também se tornou rapidamente um best-seller. Neste material, o autor compara os acontecimentos raros a cisnes negros, que são imprevisíveis mas não impossíveis de acontecer.

Exemplifica uma relação muito interessante onde os black swans só podem ser entendidos depois que ocorridos, trazendo consequências extremas que podem ser tanto positivas quanto negativas.

Sendo eventos extremamente impensáveis, o autor ensina como identificá-los para que possamos aproveitar este momento para um exponencial crescimento, seja pessoal ou financeiro.

3 - Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

Conceito hoje conhecido por muitos, o Antifrágil foi criado por Nicholas Nassim Taleb que busca explicar a necessidade de superar as incertezas nos momentos de caos com o objetivo único de não ser destruído por elas e, ainda, evoluir com isto.

Por este motivo, o autor defende que o oposto de fragilidade não seria resistência, já que o frágil quebra com impactos e o resistente simplesmente resiste a eles. O contrário correto seria o antifrágil que além de resistir, evolui com os impactos.

Dessa forma, o autor traz o conceito para o mercado financeiro a fim de explicar como os investidores podem se beneficiar com o caos ao invés de simplesmente resistir a ele.

4 - A cama de Procusto: Aforismos filosóficos e práticos

Contado a partir de uma série de aforismos, o intuito do livro também é mostrar ao leitor a importância de se levar em consideração a imprevisibilidade. O motivo é simples: segundo o autor, nem mesmo os cálculos de probabilidades poderão calcular imprevistos.

A história conta o caso de Procusto, um rapaz esquisito que possuía uma casa que fazia de abrigo para viajantes. No entanto, na casa somente havia duas camas: uma muito pequena, e uma muito grande.

Se o viajante era pequeno demais, era esticado até caber na cama. Se fosse grande demais, Procusto lhe cortava parte das pernas a fim de fazer caber. Até que um dia, recebeu um hóspede diferente. Se tratava de um herói de Atenas chamado Teseu.

Certo dia, Teseu fez com que Procusto deitasse em uma de suas camas. Como era grande demais para isso, cortou-lhe a cabeça. Através desta lenda, o autor se refere a situações onde as pessoas são forçadas a se encaixar em um padrão.

5- Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano

Este é o último dos livros de Nassim Nicholas Taleb que foi lançado, e traz a importância de nos arriscarmos, nos colocando em risco em diversos momentos da vida, em busca de evoluções maiores.

O autor defende que somente é possível evoluir em diversos aspectos da vida se corrermos riscos. Em uma frase que define bem o livro, seria “Nunca confie em ninguém que não arrisca a própria pele”.

Frases famosas do Investidor

Nassim Nicholas Taleb ficou famoso pelo sucesso de seus livros e, através deles, algumas de suas frases também ganharam potência por entre investidores do mundo inteiro.

Conheça algumas delas:

“Se pela manhã você souber com precisão como será o seu dia, você está meio morto – quanto mais precisão, mais morto você está.”

“Se você vê uma fraude e não diz “fraude”, você é uma fraude.”

“A maior parte do que as pessoas sabem não vale a pena saber.”

“O que não me mata não me fortalece, mas mata os menos aptos e torna a população sobrevivente mais forte como um todo.”

“Os três vícios mais destrutivos são heroína, carboidratos e um salário mensal.”

“As pessoas se concentram mais em modelos, pois é mais eficaz do que encontrar anti-modelos – pessoas com as quais você não vai querer se parecer quando crescer”

“Minha ideia do sábio estoico moderno é alguém que transforma medo em prudência, dor em informação, erros em começos e desejos em realizações.”

“A incerteza é algo presente, desejável e necessário para a evolução.”

“O que não me mata não me fortalece, mas mata os menos aptos e torna a população sobrevivente mais forte como um todo.”

“Charme é a habilidade de insultar as pessoas sem ofendê-las.”

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Outros
Outros
Empresa
Outros
Veja mais Ver mais