Qual valor mínimo para investir em LCI?
A LCI está na lista dos investimentos mais populares do mercado financeiro no que diz respeito à renda. Nesse artigo, você entender mais sobre a LCI, tipos de…
A LCI está na lista dos investimentos mais populares do mercado financeiro no que diz respeito à renda. Nesse artigo, você entender mais sobre a LCI, tipos de LCI, vantagens e se vale a pena investir na aplicação.
O que é LCI?
A LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. Ela é um título de crédito privado de renda fixa que tem como objetivo a captação de dinheiro para utilizar em projetos e financiamentos do setor imobiliário.
Bancos que emitem LCI fazem uso do dinheiro para fornecer crédito para empresas como construtoras e para pessoas físicas.
Cada instituição financeira estabelece regras e um prazo mínimo de investimento em LCI. No mercado, existem opções com prazo de vencimento mínimo de 3 meses até 5 anos.
Vantagens e desvantagens
Investir na LCI é considerado um dos investimentos ideais para quem tem metas de médio a longo prazo. Sua s principais vantagens são:
Diversificação: Investir nesse título garante uma carteira mais diversificada e fora dos investimentos tradicionais.
Facilidade: O investimento é fácil e simples e não há necessidade de acompanhamento diário.
Isenção de taxas: Não há cobrança de taxas na LCI, o que atrai bastante os investidores. Dessa forma, os rendimentos líquidos são iguais aos rendimentos brutos.
Renda fixa: A LCI apresenta estabilidade e constante ganho como a maioria dos investimentos de renda fixa. Se você é um investidor conservador e moderado que tem como meta independência financeira, aposentadoria e construir patrimônio, a LCI é uma excelente alternativa.
Rentabilidade: a taxa de rendimento da LCI é próxima de 100% do CDI, o que torna o investimento bastante atrativo.
Segurança: a LCI é um investido de baixo risco e está garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o valor de R$ 250 mil. Em outras palavras, se a instituição financeira falir, você não perde seu investimento limitado ao valor acima.
Apesar de todas as vantagens apresentadas acima, a LCI também conta com uma desvantagem. Só vale a pena investir no título se você resgatar o dinheiro somente na data do vencimento. O resgate antecipado só é permitido após o tempo de carência, que é de 60 a 90 dias, em geral. Isso vale para todos os investimentos de renda fixa.
Tipos de LCI
No mercado financeiro, há três tipos de LCI baseados na modalidade de remuneração. São eles:
- LCI prefixada: o título paga uma taxa fixa ao vencer o investimento.
- LCI pós-fixada: rendimento acompanha um índice financeiro específico como 100% do CDI.
- LCI com rentabilidade mista: o Rendimento é uma composição da variação de um indicador como 5% mais IPCA e uma taxa prefixada.
A LCI mais comum do mercado é a pós-fixada. Em geral, nas principais instituições financeiras, o rendimento da LCI é de 70% do CDI. No entanto, nos bancos médios e corretoras, é possível ter remuneração de 90 até 100% do CDI.
A vantagem da LCI prefixada é que o investidor sabe quanto será o seu rendimento no momento que aplicar o dinheiro, independente das oscilações do mercado financeiro. Já a LCI com rentabilidade mista ajuda o investidor a proteger seu patrimônio contra a inflação. Em geral, esse tipo de LCI tende a ter um prazo de vencimento mais longo.
É importante analisar se a LCI será um bom investimento para você. Mesmo com a isenção do Imposto de Renda, o rendimento da LCI pode ser menor do que outros investimento de renda fixa, que estão sujeitos a esse imposto.
Como Investir em LCI em 6 Passos
Para investir em LCI, siga os passos abaixo:
- Abra sua conta na instituição financeira;
- Transfira os recursos para sua conta bancária;
- Na aba de investimentos de renda fixa, escolha sua LCI, verificando a taxa de rentabilidade, prazo de aplicação, entre outros aspectos;
- Simule o rendimento da LCI;
- Compre a LCI.
Principais LCIs em bancos no Brasil
Cada instituição financeira emite suas LCIs de forma individualizada. Por isso, o rendimento da aplicação varia tanto por banco quanto por título. Dessa forma, numa mesma instituição financeira pode ter LCIs com diferentes rendimentos e prazos de vencimento.
É importante entender que quanto maior o prazo do investimento, maior será a remuneração do título de LCI. Confira as LCIs das principais instituições financeiras.
Caixa Econômica Federal
A Caixa oferece LCI, em que o investimento mínimo é de 30 mil reais e o menor valor de resgate é de R$1 mil. Há opções de títulos com resgate antecipado, com taxas especiais. O prazo máximo da LCI da Caixa é de 1.440 dias.
Um dos diferenciais da Caixa é a possibilidade de transferência de titularidade da LCI.
Bradesco
O resgate mínimo da LCI do Bradesco é de 5 mil reais. A carência da aplicação é de 180 dias corridos.
A instituição não informa o investimento mínimo e a rentabilidade da LCI. O único dado é que a remuneração está atrelada ao CDI e o prazo de emissão é de 360 dias.
Banco do Brasil
O investimento mínimo no Banco do Brasil é de 80 mil reais, com rentabilidade de 70% do CDI.
O prazo mínimo para resgatar é de 90 dias, com liquidez diária. O saque mínimo é de mil reais. O período máximo da LCI para resgate é de 24 meses.
Banco Inter
O banco digital oferece opções pós-fixadas, com variação de vencimento entre 3 meses até 24 meses. Sua rentabilidade varia entre 90% e 98% do CDI.
Além disso, o Banco Inter fornece LCI com rentabilidade mista, com a correção do IPCA. O prazo mínimo para investir nesse tipo é de 36 meses.
Itaú
O Valor mínimo para investir no Banco Itaú é de 100 mil reais. Sua remuneração é baseada num percentual do CDI negociada diretamente com gerente da conta.
O Banco Itaú não tem opção de resgate antecipado. O prazo mínimo da aplicação é de 6 meses.
Santander
O Santander não divulga a rentabilidade de suas LCIs. Ele fornece dois tipos de títulos, com prazos de resgate que variam entre 181 e 361 dias.
A aplicação mínima para os dois tipos de LCI é de 30 mil reais, com rentabilidade diária. No entanto, a liquidez ocorre apenas no vencimento.
Investir em LCI vale a pena?
A LCI é um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro, mas ela pode não ser a opção ideal para você. Isso depende do seu perfil de investidor, objetivos do investimento, rentabilidade, prazo de vencimento, entre outros aspectos.
A maior vantagem da LCI é a isenção do Imposto de Renda em detrimento de outras aplicações de renda fixa que alíquotas variam entre 15% e 22,5% sobre o lucro.
Por ser um investimento de baixo risco, a LCI é voltada para investidores com perfil conservador e moderado.