Empresa

Presidente do Saudi National Bank renuncia após crise do Credit Suisse

Ammar Al Khudairy renunciou por "razões pessoais" após comentários que levaram a derrocada de ações do Credit Suisse; Khudairy estava à frente do banco desde 2021

Data de publicação:27/03/2023 às 03:29 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Ammar Al Khudairy, presidente do Saudi National Bank desde 2021, renunciou na manhã desta segunda, 27. De acordo com comunicado do Saudi National Bank, o presidente será substituído por Saeed Mohammad Al Ghamdi, atualmente CEO do banco. 

A operação de compra do Credit Suisse pelo UBS gerará um banco global com ativos de valor maior que do PIB do Brasil

O comunicado vem dias depois da fala de Khudairy que deu início à crise de gerou queda de 70% nas ações do Credit Suisse no último mês, No dia 15 de março, o agora ex-presidente disse que o Saudi National Bank “não, absolutamente não” investiria mais capital no banco suiço, do qual era maior acionista.  O banco saudita havia de comprometido, de acordo com informações do G1, a investir US$ 1,5 bilhão no suíço, o que não ocorreu. 

A declaração fez com que as ações do Credit Suisse despencassem mais de 30% naquele dia e, menos de 24h depois, o banco precisou pedir um empréstimo de US$ 54 bilhões  ao National Swiss Bank. Para Khudairy, haveria “5 ou 6 outras razões" para não realizar o aporte. A principal, contudo, era que o banco saudita não tinha desejo de ingressar em outro regime regulatório ao ampliar seu capital em mais de 10% das ações do Credit Suisse. 

Com a crise, solucionada pela aquisição do Credit Suisse pelo UBS, o Saudi National Bank, que detinha 9,99% das ações do suíço, confirmou à CNBC que perdeu aproximadamente 80% do investimento realizado no banco. 

Leia mais 

Sobre o autor
Camille BocanegraRepórter da Mais Retorno