Economia

FGV eleva projeção para inflação medida pelo IPC-S de outubro

Coordenador do IPC-S na FGV diz que elevação se deu pelo preço dos alimentos

Data de publicação:17/10/2022 às 05:35 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Picchetti, elevou a projeção para a inflação medida pelo índice em outubro, de alta de 0,30% para 0,40%. A mudança, de acordo com Picchetti, ocorreu devido à aceleração concentrada em Alimentação na segunda quadrissemana do mês, quando o grupo avançou de 0,13% para 0,44%.

Os cálculos do coordenador apontam que a batata inglesa (13,99% para 21,42%) contribuiu com 0,02 ponto porcentual para a alta de 0,42% registrada pelo IPC-S no período. "Está tomando o papel do tomate como superstar das variações extremas. A ponta pesquisas recentes leva a crer que a pressão vai continuar até o fim do mês, está acima de 30%", diz Picchetti.

Coordenador do IPC-S na FGV eleva estimativa da inflação | Foto: Reprodução

A contribuição em ponto porcentual foi a mesma que a fornecida pelo leite (-12,52% para -9,89%), que está com deflação em trajetória de desaceleração. Na ponta, o item recua 5,0%. "Outros que estão pressionando dentro dessa história de desaceleração do ritmo de queda são os combustíveis", acrescenta o coordenador.

Gasolina (-7,89% para -5,68%) na ponta recua 2,0%. Na segunda quadrissemana, o item adicionou 0,11 ponto ao IPC-S. Na contramão, o principal vetor de contenção da aceleração do índice é passagem aérea (19,86% para 17,19%), de acordo com Picchetti. "Está com alta, mas reduzindo o ritmo", diz o coordenador, que calcula contribuição negativa de 0,06 ponto do item na segunda quadrissemana. Na ponta, passagem desacelera até aproximadamente zero./Agência Estado.

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre