Empresa

Conheça a Raizen (RAIZ4) e veja sua importância

A Raízen é uma empresa brasileira integrada de energia com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis e mais.

Data de publicação:11/04/2023 às 06:18 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Raízen é uma empresa integrada de energia de origem brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis, geração de energia renovável e lubrificantes. Seu nome é formado pela união das palavras “raiz” e “energia”.

Indústria Raizen | Foto: reprodução

A Raízen é uma joint venture criada a partir da união de parte dos negócios da Shell e da Cosan. As unidades da Cosan responsáveis pelas atividades de produção de açúcar, etanol e cogeração de energia foram integradas na nova marca.

A empresa assumiu também as operações de distribuição e comercialização de combustíveis no mercado B2B e B2C e ficou responsável por uma rede de postos de serviços e bases de abastecimento em aeroportos do país.

Breve história da Raízen

A Raízen foi criada em 2011 por meio de uma joint venture entre a Shell e a Cosan. O ano seguinte, 2012, foi de consolidação para a nova empresa. Na mesma época ainda aconteceu a criação da joint venture Raízen MIME, que ajudou a reforçar a presença da empresa no sul do Brasil.

2013 foi marcado pela inauguração do primeiro etanolduto para o transporte exclusivo de etanol. Além disso, foi feita a primeira emissão de debêntures da Raízen Energia no mercado. Já em 2014 o terminal Porto Nacional foi inaugurado.

Em 2015, a empresa bateu o recorde de exportação de açúcar. No mesmo ano, inaugurou a planta de etanol de 2ª geração, além da inauguração do terminal de Rondonópolis, no Mato Grosso.

Pouco tempo depois, em 2017, o terminal de Marabá foi inaugurado e a primeira emissão de bonds no mercado internacional foi realizada.

O ano de 2018 foi marcado pela compra dos ativos da Shell na Argentina. Mais recentemente, em 2019, a empresa inaugurou a primeira planta de energia solar em Piracicaba, interior de São Paulo.

A atuação da Raízen no mercado

A Raízen é uma empresa integrada de energia, que atua na produção e comercialização de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. ela não apenas é a maior fabricante de etanol de cana de açúcar do Brasil, como também é a maior exportadora individual de açúcar dentro do mercado internacional.

Para fazer a comercialização dos seus produtos e serviços, a Raízen tem postos de serviço e lojas de distribuição da marca Shell, que atua no Brasil e na Argentina. Por ano, a companhia produz mais de 2,5 bilhões de litros de etanol de cana-de-açúcar que são destinados ao mercado interno e externo.

Além disso, a empresa produz 73 milhões de toneladas de açúcar anualmente e conta com uma capacidade instalada de produção de 1 GW de energia derivada do bagaço da cana. Também atua na comercialização de mais de 25 bilhões de litros de combustível para o transporte e para a indústria e abastece mais de 7 mil postos de serviço da Shell e 66 aeroportos.

Para dar conta de tudo isso, a Raízen conta com 26 unidades de produção, 65 terminais de distribuição e mais de 30 mil colaboradores.

O impacto da Raízen no mercado financeiro

A Raízen realizou seu IPO (oferta pública inicial) em agosto de 2021. Na ocasião, a empresa movimentou R$ 6,9 bilhões. No prospecto, aproveitou para destacar que os recursos captados na oferta seriam utilizados para a expansão da produção de produtos renováveis.

Deles, 80% seriam utilizados para a construção de novas plantas e para a ampliação da sua capacidade de comercialização. Já o restante seria dividido entre investimentos em eficiência e produtividade dos parques de bioenergia e em infraestrutura de armazenagem e logística — que possibilitam que a empresa suporte o aumento esperado no volume comercializado de renováveis e açúcar.

As ações da Raízen estão listadas na B3 como preferenciais e podem ser encontradas pelo ticker RAIZ4.

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre