Bolsa avança com dados de emprego, PEC da Transição e à espera do discurso de Powell
Alta na cotação do petróleo internacional puxa ações da Petrobras, que avançam mais de 2%
A Bolsa opera em alta neste quarta-feira, 30, após queda no desemprego na PNAD Contínua divulgada mais cedo no Brasil e geração de vagas abaixo do consenso nos Estados Unidos. O Ibovespa avança 0,38% 111.328 pontos, enquanto o dólar sobe 0,37%, a R$ 5,30, por volta das 10h55 (horário de Brasília).
Os investidores monitoram o noticiário em relação à PEC da Transição e seguem atentos ao discurso do Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), às 15h30. Com uma perspectiva mais positiva o exterior e rumores vindos da China, o petróleo do tipo Brent avança 2,89%, com o barril de petróleo sendo cotado a US$ 85,43, às 10h50. No mesmo horário, as ações da Petrobras seguem movimento e operam em alta de 2,64%.
Bolsas Internacionais
Nos Estados Unidos, os futuros dos índices avançam neste início de pregão. A geração de empregos privados ADP foi de 127 mil postos, menor que o esperado pelo mercado (200 mil vagas). A atenção se volta ao discurso do presidente do Fed, às 15h30.
Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, 30. Por lá, os investidores seguem otimistas com o relaxamento de restrições relacionadas à política de "covid zero" da China, após diversos protestos de espalharem em diversas metrópoles do país.
O mercado europeu também opera no campo positivo hoje, com investidores reagindo a dados de inflação de novembro na Zona do Euro. O bom humor no mercado asiático também ajuda as bolsas na Europa.
Leia mais:
- Hoje é dia de come-cotas: investidor perde parte da aplicação em fundos para a Receita nesta quarta-feira; entenda
- Fundos de previdência: aplicar em PGBL ainda neste ano permite redução do IR em 2023; confira os 10 campeões no ano
- Desemprego cai a 8,3% no trimestre encerrado em outubro, mostra PNAD Contínua