Mercado Financeiro

Bolsa abre pressionada com Boletim Focus e baixa liquidez

Sem referências no exterior, mercado deve ter baixa liquidez e manter composição do novo governo no radar

Data de publicação:26/12/2022 às 02:33 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Bolsa abriu o pregão da segunda-feira, 26, desta última semana do ano, com expectativa de baixo volume de negócios. E também de maior cautela, em período espremido entre o Natal e o Ano-Novo, e mais curto, já que a semana de negócios com ações se encerra na quinta-feira. E ainda pela falta de referência nos principais mercados internacionais.

A B3 começou o dia com sinal positivo, mas logo inverteu a direção. O Ibovespa recua 0,99%, por volta das 14h36, para 108.607 pontos. No mesmo horário o dólar sobe 0,94%, cotado por R$ 5,22%.

O mercado de ações local não encontra referência no comportamento das principais bolsas no exterior. Estados Unidos e Europa não movimentam pregão nesta segunda-feira por causa do feriado de Natal.

A perspectiva de baixa liquidez não dispensa a atenção dos investidores com o noticiário político no cenário local, nesta semana que antecede ao do início do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

É a reta final também para a escalação do primeiro escalão de governo, com a divulgação dos 16 nomes que faltam para compor o Ministério. O anúncio está previsto até quarta-feira.

Investidores e gestores de plantão acompanham também os indicadores econômicos que impactam as decisões. O boletim Focus desta segunda-feira, por exemplo, não trouxe boas notícias.

Em meio às preocupações dos agentes com o equilíbrio fiscal, o relatório semanal com previsões do mercado financeiro aponta para uma piora das expectativas de inflação para 2023 e 2024, o horizonte relevante do Banco Central para a condução da política monetária.

Embora o IPCA para 2022 tenha recuado de 5,76%, da projeção anterior, para 5,64%, o estimado para 2023 passou de 5,17% para 5,23% e para 2024 subiu de 3,50% para 3,60%. Como desdobramento de revisões nas estimativas, a Selic prevista para 2023% avançou de 11,75% para 12,00%.

Outro dado econômico aguardado pelo mercado é o referente ao índice de confiança do consumidor de dezembro, que será divulgado esta semana pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Bolsas da Ásia em alta

A maioria das bolsas asiática operou em alta nesta abertura de semana. A Bolsa de Shangai, da China, e o índice Nikkei, da bolsa do Japão, fecharam com alta de 0,65%; o Kospi, da Coréia do Sul, com avanço de 0,15%. Das principais bolsas da região asiática, apenas o Hang Seng Index, de Hong Kong, fechou com baixa de 0,44%. / Agência Estado

Leia mais:

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!