Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

Paineiras Investimentos fecha após 13 anos! E AGORA?

Paineiras Investimentos fecha após 13 anos! E AGORA? Fundada em 2007 a gestora carioca Paineiras Investimentos, fechará as portas. Antônio Bittencourt e Ney Marinho, sócios fundadores…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/08/2020 às 10:35 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Fundada em 2007 a gestora carioca Paineiras Investimentos, fechará as portas.

Antônio Bittencourt e Ney Marinho, sócios fundadores da gestora, tinham como objetivo manter uma casa com estratégias macro. A partir de 2015 a gestão ocorria à distância, porque os sócios já viviam em Portugal.

Na empresa a decisão por atuarem via home office foi mantida desde 2016, muito antes da pandemia se instalar Brasil e no mundo.

E este ano, com mais de R$ 1.5 bilhões sob custódia a gestora decidiu fechar as portas.

Você possui uma das estratégias da gestora? Ou quer entender o que fazer quando uma gestora declara falência ou fecha as portas, acompanhe este vídeo completo!

No vídeo de hoje, Felipe Vieira, nosso especialista em investimentos, conta o que fazer neste momento! Vem conferir!

Aproveite para enviar suas dúvidas em nosso e-mail: contato@maisretorno.com

A Gestora Paineiras, faliu?

Até o momento o que foi noticiado é que a gestora decidiu por conta própria fechar as portas, mas não se sabe ao certo o motivo oficial.

O que de fato foi comprovado, são as perdas acumuladas neste ano de 2020, próximas a 8% na estratégia principal, o Paineiras Hedge (VIC PAINEIRAS HEDGE FIC FIM)

Confira em nossa ferramenta de fundos: https://maisretorno.com/comparacao/principal/otimo/cdi/18490127000100

Terei acesso ao FGC?

FGC é a abreviação para Fundo Garantidor de Créditos, uma entidade sem fins lucrativos. Ou seja, não se trata de uma empresa ou de uma instituição que visa lucrar com o capital, mas sim uma associação destinada a proteger o capital privado.

A sua principal função, portanto, é a proteção do dinheiro dos investidores em casos de momentos críticos, como a quebra de bancos e demais instituições financeiras

Neste caso, como a gestora fornecia estratégias voltadas a fundos de investimentos e eles não são cobertos pelo FGC, não há acesso.

Confira no site

Posso perder meu patrimônio?

Como em qualquer fundo, você corre o risco de perder seu patrimônio dependendo do tipo de gestão.

Os riscos estão nos títulos que estas gestoras compram.

Ao ponto que é decidido fechar as portas da gestora em questão, é colocado um comitê para liderar as alocações. Ou seja, não devemos aguardar uma gestão do Paineiras e sim uma gestão em período de exceção.

O quanto antes sair a assembleia para definição do novo gestor, melhor para você cotista.

A quem eu posso recorrer agora?

Neste momento você pode realizar um acompanhamento através dos órgãos, como a CVM, mas o ideal para o momento é aguardar a assembleia para cotistas.

O que pode ser feito também é: encaminhar seu e-mail para a gestora e solicitar à gestora que antecipe esta assembleia.

Quem será o novo gestor?

Quando uma gestora quebra, por ela não ser proprietária destes ativos (investe em ativos de terceiros), você não perde este valor investido. O que acontece de fato é uma mudança da asset, entrará uma outra no lugar aprovada nesta assembleia de acionistas.

Uma possível opção até o momento é a Gestora Ventor. Para saber mais acesse o site. 

E aí, gostou? Ficou com dúvidas? Deixe aqui nos comentários!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados