Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

Custos dos Fundos MULTIMERCADO: Ainda vale a pena pagar taxas 2/20?

Custos dos Fundos MULTIMERCADO: Ainda vale a pena pagar taxas 2/20? É muito comum vermos em conteúdos sobre educação financeira que devemos avaliar com muito cuidado…

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/08/2020 às 10:50 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

É muito comum vermos em conteúdos sobre educação financeira que devemos avaliar com muito cuidado os custos de um investimento antes de tomar qualquer decisão.

Nesse sentido, a recomendação mais tradicional é que se escolha sempre as opções com os menores custos. No caso dos fundos de investimento, portanto, os escolhidos seriam aqueles com a menor taxa de administração e taxa de performance.

Porém, essa escolha pode não ser tão óbvia assim e como você verá, existem alguns detalhes sobre essas taxas desconhecidos pela maioria dos investidores.

No vídeo de hoje nossos especialista, Felipe Vieira conta tudo sobre as taxas cobradas nos fundos de investimentos,

Aproveite para conferir o nosso bate papo com a Luciana Seabra, sócia fundadora da casa de análises Spiti

Mas o que seria os 2/20 nos fundos multimercado?

- 2% de taxa de administração
- 20% de taxa de performance

A taxa mais comum e mais conhecida pelos investidores é a taxa de administração, apontada por muitos como a grande vilã dos resultados dos fundos.

Essa taxa representa o preço pago pelos cotistas pela prestação dos serviços do fundo. Ou seja, nesse custo já estão embutidos o pagamento do gestor, do administrador, custodiante, auditor e demais instituições ou custos implícitos da estrutura do fundo.

Apesar de ser sempre divulgada em valores anuais, Taxa de Administração é é provisionada diariamente e cobrada ao final de todo mês.

Apesar de a primeira vista essa taxa parecer ruim por ser mais um custo, por incrível que pareça ela é muito mais justa e alinhada com os seus interesses do que aparenta. Certamente essa é uma das cobranças mais honestas praticada pelo mercado financeiro.

A taxa de performance é cobrada do cotista como um prêmio ao gestor do fundo quando a sua rentabilidade supera a de seu benchmark.

Neste vídeo nosso especialista dá um contexto sobre o que vivemos na economia atual, com uma taxa selic a 2% como ficam estas taxas cobradas em fundos, principalmente da categoria multimercado?

Confira o vídeo completo!

Aproveite para conhecer a melhor comparação de fundos do Brasil e saiba como andam seus fundos de investimentos, clique aqui para acessar.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados