Open Nav Logo Mais Retorno

Como CORTAR CUSTOS para INVESTIR MELHOR (com Mauro Calil)

21/11/2019

Como CORTAR CUSTOS para INVESTIR MELHOR (com Mauro Calil)

Cortar custos para investir e ter maior eficiência na carteira é algo que eu sei que você precisa. E é por isso que trouxemos um super especialista para te contar como ter mais eficiência nos investimentos.

O convidado de hoje é Mauro Calil do canal Academia do Dinheiro, entrevistado por Felipe Vieira. Mauro é professor e educador financeiro.

Canal Academia do Dinheiro

Nesse vídeo ele conta sobre o aumento na busca por investimentos nos últimos anos, a queda da taxa de juros e riscos nos investimentos. Ainda tem um papo sobre o futuro das moedas e criptomoedas. E o Mauro Calil ainda compartilha algumas dicas com base em seus investimentos e aproveitou para contar onde está aplicado o seu dinheiro em sua carteira de investimentos.

Mas antes, lembre-se de que tudo começa pela educação financeira...
Antigamente a educação financeira era tida como algo para economizar migalhas, algo que iria te transformar em um pão duro. Mas a educação financeira é muito mais abrangente que isso.

Ela também fala como você trabalha sua disponibilidade (que é um princípio da economia), mas principalmente como você pode ter uma relação melhor com o seu dinheiro e uma felicidade com o que você tem. Ela te ensina como TER mais dinheiro através de investimentos e FAZER mais dinheiro através da sua atividade profissional (empreendedorismo, por exemplo). É muito mais do que apenas “vou pagar minhas dívidas”.

Hoje as pessoas já buscam um pouco mais sobre Educação Financeira, pois elas entendem que elas podem ter uma relação legal com o dinheiro sem se tornarem pão duras.

Sabendo disso, afinal, como cortar custos para investir melhor?

O ideal é buscar menor custo e maior eficiência na carteira na hora de investir.
Para isso é preciso entender que existem dois tipos de custos: um que você enxerga (imposto, taxa ou corretagem) e um que você não enxerga (dinheiro deixado sobre a mesa).

  • CUSTO VISÍVEL
    O custo que você enxerga você consegue contestar ou consegue evitar. Como evitar? Utilizando soluções eletrônicas, por exemplo o TED.

- TED

Como evitar: ao invés de fazer pelo aplicativo do banco, vá até o caixa eletrônico e realize a operação por lá. Mesmo que você tenha o trabalho de ir até uma agência, você poderá economizar dependendo do preço do TED.

- Imposto de Renda

Tenha em mente que você pagará por Imposto de Renda e é inevitável se você quer ganhar dinheiro. Se você está ganhando, tem Imposto de Renda. Não é algo que podemos eliminar, ou seja, não sacrifique a rentabilidade só porque tem Imposto de Renda.

Não é possível eliminar custos, mas sim minimizá-los.

  • CUSTO INVISÍVEL

- Poupança

Esse custo, que é o que você não enxerga, é o pior.
Por exemplo: dinheiro na poupança que não traz uma boa rentabilidade, mas não cobra IR.
Criar uma poupança apenas porque o IR é menor e abdicar de um investimento que traz mais rentabilidade, não é um bom negócio.

Quer saber mais sobre como cortar custos e investir melhor e trazer eficiência para os investimentos? Assista o vídeo com as dicas do Mauro Calil.

Ainda com dúvidas? Nos mande um email [email protected]
Bons investimentos! 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Leia também

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *