Como analisar o DRE de uma ação NA PRÁTICA

Como analisar o DRE de uma ação NA PRÁTICA

Como analisar o DRE de uma ação NA PRÁTICA

As empresas cujas ações são negociadas na bolsa de valores têm o dever de divulgar publicamente relatórios financeiros periódicos; entre eles, a DRE.

Esses relatórios podem ser utilizados pelos investidores para selecionar quais ações vão comprar e, também, determinar quando é a hora de vender.

De fato, as informações presentes em relatórios financeiros são a base das análises financeiras e fundamentalistas, empregadas por investidores com estratégias de longo prazo.

Mas para utilizar corretamente essas informações, é preciso saber ler e entender os relatórios, algo que não se aprende na escola. Por isso, analisar a DRE de uma empresa na bolsa acaba sendo um desafio para muitos investidores iniciantes.

Para resolver esse problema, preparamos esse vídeo, com o nosso especialista em investimentos Felipe Vieira.

Aqui você vai relembrar o conceito de DRE e descobrir que não é tão difícil interpretar todos aqueles números. Assim, será muito mais fácil determinar se a empresa está com boa saúde financeira e decidir se vale a pena ter essas ações na sua carteira. Então, acompanhe até o fim e aprenda como analisar a DRE!

DRE, ou Demonstração do Resultado do Exercício, é um tipo de relatório que a apresenta uma visão geral do desempenho da empresa em um certo período, a partir de suas receitas, custos, despesas operacionais e despesas não-operacionais.

Legalmente, as empresas cujas ações são negociadas na bolsa devem apresentar pelo menos uma DRE por ano, mas é comum que esse relatório seja divulgado de forma mais frequente. Afinal, ela não é útil apenas para os investidores, mas também para os próprios gestores, que usam suas informações para tomar decisões sobre o negócio.

Tem dúvidas ou sugestões? Aproveite para deixar aqui nos comentários!

Ainda com dúvidas? Nos mande um e-mail [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *