O que é White Paper

O White Paper, cuja tradução livre é “relatório branco”, tem as suas origens no meio político. Ele é um documento emitido por um órgão legislativo para defender a adoção de determinada política pública como solução para um problema enfrentado pela sociedade.

Em órgãos supranacionais, tais como a Comissão Europeia, o White Paper consolida as ações propostas pelos vários comitês nos assuntos de seu interesse: regulamentação, execução do orçamento e implementação de novas políticas.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Quais as outras finalidades de um White Paper?

Tendo o seu conceito adaptado para o mundo empresarial, esse tipo de documento ganhou novas finalidades, igualmente informativas:

Para facilitar a sua tomada de decisão.

Portanto, ele não deve ser confundido com um material promocional comum ou com os documentos de pós-venda (manual do usuário ou manual de especificações técnicas).

Assim, seu interior pode conter qualquer um dos 3 formatos:

Qual a estrutura de um White Paper?

Espera-se de um White Paper certo rigor no seu nível de especialização, de forma a transmitir a devida autoridade em determinado assunto, tornando-o semelhante a um trabalho acadêmico.

Apesar de ser baixado pela internet da mesma forma que um e-book (mediante o cadastro de um endereço de e-mail), ele possui uma estrutura mais completa:

Qual a finalidade de um White Paper em uma Oferta Inicial de Moedas (ICO)?

A Oferta Inicial de Moedas (Initial Coin Offering - ICO) é uma forma de captação de recursos muito utilizada por startups. Semelhante à Oferta Pública de Ações (Initial Public Offering - IPO), ela permite investir em novas tecnologias.

Nesse caso, o White Paper conterá os detalhes sobre:

Ele ainda indicará o tipo de moeda a ser comercializada:

Assim, companhias nascentes esperam se capitalizar sem as amarras exigidas pelos fundos de Venture Capital (fundos especializados em empresas de tecnologia).

O investidor, por sua vez, busca uma forma simples (via internet) de apostar em tecnologias bastante promissoras, algo que não era possível quando surgiram as grandes empresas de internet como Amazon e Facebook.

Nesse sistema, ele participa da fase de pré-lançamento; o valor a ser aportado sobe conforme se aproxima a data final da oferta. Uma vez encerrado o prazo, os tokens são comercializados em bolsas específicas (exchanges), permitindo a conversão das moedas adquiridas na fase anterior para que possam ser vendidas aos outros participantes.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…