Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Warrant

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/03/2019 às 14:28 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Warrant

O Warrant é um instrumento financeiro que dá ao investidor o direito de comprar ou vender um determinado ativo, podendo ele ser uma ação, uma commodity, um índice de ações ou mesmo uma taxa de câmbio.

Quando emitido por uma empresa, é negociado diretamente entre as partes, sendo que o seu prazo pode se estender por anos. Nesses casos, ele funciona como um bônus de subscrição: quando um Warrant é exercido, a empresa emite novas ações ao invés de entregar ações já existentes.

Não dando direito a voto ou à distribuição de dividendos, o Warrant, quando emitido nessas circunstâncias, oferece ao investidor a oportunidade de aumentar a sua participação no futuro a um preço melhor.

Quando transacionado em bolsa, seu funcionamento é semelhante ao de uma opção:

  • Call Warrant: o investidor pode comprar um ativo a um preço previamente acordado até a data do seu vencimento. Caso seja exercido esse direito, o vendedor do Warrant precisa entregar o ativo;
  • Put Warrant: o investidor pode vender um ativo a um preço previamente acordado até a data do seu vencimento. Caso seja exercido esse direito, o vendedor do
  • Warrant precisa comprar o ativo;

Assim, uma vez definido o ativo, o que caracteriza um Warrant é:

  • Strike price: o preço em que o direito será exercido;
  • Prazo: período em que poderá ser exercido. Um Warrant pode ser tanto do tipo americano, que permite o exercício do direito em qualquer momento até a data de vencimento, como europeu, que só permite o seu exercício no vencimento.

O valor intrínseco de um Warrant depende do seu strike price e do seu prazo. Quanto mais favoráveis ambos forem em relação aos preços negociados e à volatilidade do mercado, mais valioso é o Warrant.

Portanto, tanto o Call Warrant como o Put Warrant podem se encontrar nas seguintes categorias:

  • In the Money: seu preço de referência é vantajoso em relação ao preço de mercado;
  • At the Money: seu preço de referência é igual ao preço de mercado;
  • Out of the Money: seu preço de referência é desvantajoso em relação ao preço de mercado.

O que diferencia o contrato a termo de um Warrant?

Em um contrato a termo, as partes negociam um determinado ativo que deverá ser entregue em uma data futura e por um preço definido.

O Warrant, por sua vez, concede um direito que pode ou não ser exercido.

O que diferencia o contrato futuro de um Warrant?

Tal como em um contrato futuro, o Warrant segue uma padronização no que diz respeito à definição do ativo, o preço, o mercado de referência e o vencimento. Isso faz com que ambos possam ser livremente negociados entre os agentes da bolsa.

Para garantir o bom funcionamento do mercado, as bolsas de futuros trabalham com alguns mecanismos de segurança:

Ajuste diário: onde as diferenças entre o preço do contrato futuro e o valor de mercado são diariamente debitadas ou creditadas;

Margem de garantia: conta que possui ativos em garantia, mantidos por cada um dos participantes, e onde é feito o ajuste diário.

No caso do Warrant, não há a necessidade de se manter um conta de margem de garantia dado que o investidor está adquirindo um direito e não o contrato futuro (ou o ativo base) em si.

Quais as estratégias possíveis por meio de um Warrant?

  • Alavancagem: ao deter um direito, o investidor pode operar uma posição maior pagando apenas o valor do Warrant;
  • Proteção: comprando um Put Warrant, o seu detentor pode se proteger da volatilidade de preços;
  • Arbitragem: em mercados muito líquidos, é possível ganhar nas diferenças de preços entre Warrants de valores e prazos distintos.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados