Última modificação em 17 de junho de 2019

O que é a União Europeia (UE)?

A União Européia (UE) é um grupo de 28 países da Europa que operam como um bloco econômico e político coeso. Dezenove desses países usam o euro como moeda oficial.

A UE nasceu do desejo de formar uma única entidade política européia para acabar com os séculos de guerra entre os países europeus que culminaram com a Segunda Guerra Mundial e dizimaram grande parte do continente.

O Mercado Único Europeu foi estabelecido por 12 países em 1993 para assegurar as chamadas quatro liberdades: a circulação de bens, serviços, pessoas e dinheiro.

Objetivos e valores da União Européia

Os objetivos da União Européia são:

Já os valores incluem:

Estes objetivos e valores formam a base da UE e estão definidos no Tratado de Lisboa e na Carta dos Direitos Fundamentais da UE. Em 2012, a UE recebeu o Prêmio Nobel da Paz por promover as causas da paz, reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.


História da União Européia

A UE começou como a Comunidade Européia de Carvão e Aço (CE), que foi fundada em 1950 e tinha apenas seis membros: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda. Tornou-se a Comunidade Econômica Europeia em 1957 sob o Tratado de Roma e, posteriormente, tornou-se a Comunidade Europeia (CE).

O foco inicial da CE era uma política agrícola comum, bem como a eliminação de barreiras alfandegárias. A CE expandiu-se inicialmente em 1973, quando a Dinamarca, a Irlanda, o Reino Unido, a Grécia e a Espanha se tornaram membros. Um Parlamento Europeu eleito diretamente tomou posse em 1979.

Em 1986, o Ato Único Europeu solidificou os princípios da cooperação em política externa e ampliou os poderes da comunidade sobre os membros. O ato também formalizou a ideia de um mercado único europeu.

O Tratado de Maastricht entrou em vigor em 1º de novembro de 1993, e a União Européia (UE) substituiu a CE. O tratado criou o euro, que se destina a ser a moeda única para a UE. O euro estreou em 1 de janeiro de 1999. Vários novos membros da UE ainda não cumpriram os critérios para adotar o euro.

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos