Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

União Europeia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/06/2019 às 21:30 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a União Europeia (UE)?

A União Européia (UE) é um grupo de 28 países da Europa que operam como um bloco econômico e político coeso. Dezenove desses países usam o euro como moeda oficial.

A UE nasceu do desejo de formar uma única entidade política européia para acabar com os séculos de guerra entre os países europeus que culminaram com a Segunda Guerra Mundial e dizimaram grande parte do continente.

O Mercado Único Europeu foi estabelecido por 12 países em 1993 para assegurar as chamadas quatro liberdades: a circulação de bens, serviços, pessoas e dinheiro.

Objetivos e valores da União Européia

Os objetivos da União Européia são:

  • desenvolvimento sustentável baseado no crescimento econômico equilibrado e na estabilidade de preços, uma economia de mercado altamente competitiva com pleno emprego e progresso social, e proteção ambiental;
  • reforçar a coesão econômica, social e territorial e a solidariedade entre os países da UE;
  • estabelecer uma união econômica e monetária cuja moeda é o euro;
  • promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos;
  • oferecer liberdade, segurança e justiça sem fronteiras internas;
  • respeitar a sua rica diversidade cultural e linguística;
  • combater a exclusão social e a discriminação;
  • promover o progresso científico e tecnológico.

Já os valores incluem:

  • Liberdade: a liberdade de circulação dá aos cidadãos o direito de circular e residir livremente na União. As liberdades individuais, como o respeito pela vida privada, a liberdade de pensamento, a religião, a reunião, a expressão e a informação, são protegidas pela Carta dos Direitos Fundamentais da UE;
  • Democracia: o funcionamento da UE baseia-se na democracia representativa. Ser cidadão europeu significa também usufruir dos direitos políticos. Todos os cidadãos adultos da UE têm o direito de se candidatar e de votar nas eleições para o Parlamento Europeu. Os cidadãos da UE têm o direito de se candidatar e de votar no seu país de residência ou no seu país de origem;
  • Igualdade: direitos iguais para todos os cidadãos perante a lei. O princípio da igualdade entre mulheres e homens está na base de todas as políticas europeias e constitui a base da integração européia. O princípio do salário igual para o trabalho igual tornou-se parte do Tratado de Roma em 1957. Embora as desigualdades ainda existam, a UE fez progressos significativos;
  • Estado de Direito: a UE baseia-se no Estado de direito. Tudo o que a UE faz baseia-se em tratados, acordados voluntariamente e democraticamente pelos seus países membros. Lei e justiça são defendidas por um judiciário independente. Os países da UE atribuíram competência final ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, cujas decisões devem ser respeitadas por todos;
  • Direitos humanos: os direitos humanos são protegidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da UE. Estes abrangem o direito de ser livre de discriminação com base no sexo, raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual, o direito à proteção de seus dados pessoais e o direito de ter acesso à justiça.

Estes objetivos e valores formam a base da UE e estão definidos no Tratado de Lisboa e na Carta dos Direitos Fundamentais da UE. Em 2012, a UE recebeu o Prêmio Nobel da Paz por promover as causas da paz, reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa.

História da União Européia

A UE começou como a Comunidade Européia de Carvão e Aço (CE), que foi fundada em 1950 e tinha apenas seis membros: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda. Tornou-se a Comunidade Econômica Europeia em 1957 sob o Tratado de Roma e, posteriormente, tornou-se a Comunidade Europeia (CE).

O foco inicial da CE era uma política agrícola comum, bem como a eliminação de barreiras alfandegárias. A CE expandiu-se inicialmente em 1973, quando a Dinamarca, a Irlanda, o Reino Unido, a Grécia e a Espanha se tornaram membros. Um Parlamento Europeu eleito diretamente tomou posse em 1979.

Em 1986, o Ato Único Europeu solidificou os princípios da cooperação em política externa e ampliou os poderes da comunidade sobre os membros. O ato também formalizou a ideia de um mercado único europeu.

O Tratado de Maastricht entrou em vigor em 1º de novembro de 1993, e a União Européia (UE) substituiu a CE. O tratado criou o euro, que se destina a ser a moeda única para a UE. O euro estreou em 1 de janeiro de 1999. Vários novos membros da UE ainda não cumpriram os critérios para adotar o euro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados