Open Nav Logo Mais Retorno

Underweight

O que é Underweight?

O mercado financeiro é repleto de termos e jargões que, para quem não está habituado, podem soar estranhos. É o caso do Underweight, termo em inglês cuja tradução literal seria "abaixo do peso".

Obviamente que, ao menos dentro do mundo das finanças, não se trata de uma definição literal, mas de uma referência quando há uma recomendação relativa de desempenho abaixo do esperado nos relatórios sobre investimentos.

Para que você entenda melhor essa situação, vamos explicar os tipos de classificação que as empresas costumam usar nesses documentos.


O que são as recomendações de investimentos dos relatórios financeiros?

Periodicamente, diversas empresas realizam análises sobre o mercado de ações e enviam aos seus clientes. A ideia é ajudá-los e, claro, incentivá-los a tomar ações na hora de gerir o capital.

Esse é um procedimento muito comum dentro das corretoras. Elas têm total interesse de que seus clientes sigam aplicando dinheiro e, ao mesmo tempo, precisam que os resultados sejam minimamente satisfatórios para que não exista um desinteresse por parte deles.

Neste contexto, os relatórios de análise acabam sendo úteis para as duas partes do processo — empresa e investidor. No entanto, especialmente para o iniciante nesse mercado, os termos podem gerar dúvidas.

Em suma, são dois principais tipos de recomendação para ajudar o pequeno investidor: absolutas e relativas.

Recomendações absolutas

As recomendações absolutas aparecem em momentos de análise em que se acredita na movimentação do preço de uma determinada ação. Essa alteração pode ser positiva ou negativa, gerando o alerta para comprar ou vender.

Não é o caso do Underweight que, como mencionamos, refere-se às recomendações relativas. Entre as absolutas você encontrará outros termos como comprar, vender ou manter (buy, sell ou hold, em inglês, respectivamente), por exemplo.

Recomendações relativas

Já as recomendações relativas abrangem um comparativo entre a ação e algum índice — como o Ibovespa, por exemplo. Nesse tipo de relatório, você poderá encontrará o termo Underwight.

Assim como no caso anterior, as recomendações seguem aparecendo em relação à possibilidade do ativo ser um bom investimento, mas dessa vez em um comparativo índices referenciais. São três cenários para as avaliações:

  • Positivo: a análise encontra um comportamento que pode ser acima da média em relação ao índice, tratando-a como Overweight.
  • Neutra: a análise encontra uma tendência de performance muito semelhante, classificando-a como Neutral.
  • Negativo: a análise traz um cenário de resultados inferiores ao índice adotado como referencial. Esse é o contexto para ela ser classificada como Underweight.

Na prática, também se trata de uma recomendação de investimentos em relação à compra, venda ou manutenção, mas usando de um contexto ligeiramente diferente do que apenas o preço.

Como as empresas chegam à classificação de Underweight?

Existem diversas metodologias de análise, sendo duas delas as mais comuns: a análise técnica (levando em consideração o desempenho gráfico das ações) e a análise fundamentalista (levando em consideração os indicadores de desempenho da organização como um todo).

Essas metodologias são bem conhecidas dentro do mercado financeiro. Existem até relatórios que se utilizam das duas informações. Neste caso, os gráficos ajudam a compreender o comportamento de mercado momentâneo, enquanto que os indicadores trazem um panorama de consolidação empresarial, pensando inclusive em médio e longo prazo.

O que fazer com um recomendação Underweight?

Você tem uma ação recomendada como Underweight? O que fazer nesse caso?

Veja, os relatórios das corretoras trazem, como mencionamos no segundo tópico, recomendações. Isso não significa, necessariamente, que seja uma informação inquestionável.

O mercado não é tão previsível assim e, se fosse, seria até fácil ganhar dinheiro. Sabemos que na realidade a teoria é bem diferente.

Ao mesmo tempo, uma classificação em Underweight traz um alerta ao investidor por parte do analista. Essa é uma boa forma do iniciante se aproximar dos termos financeiros e sentir maior confiança nas suas decisões.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados