O que é uma Turnaround?

Quando uma empresa que passou por um período de baixo desempenho, passa por um período de recuperação financeira, essa situação é chamada de turnaround. O turnaround pode ser assimilado como uma "virada de jogo".

O turnaround também pode se referir à recuperação da economia de um país ou região após um período de recessão ou estagnação. Da mesma forma, pode referir-se à recuperação de um indivíduo cuja situação financeira pessoal melhora após algum tempo.

Turnarounds são importantes porque eles marcam uma melhoria para uma entidade (seja uma empresa, país ou indivíduo) depois de experimentar um período significativo de perdas. É semelhante a um processo de reestruturação em que a entidade converte o período de perda em um de rentabilidade e sucesso, enquanto estabiliza seu futuro.


Quando um turnaround é necessário

Existem pontos específicos que normalmente identificam uma entidade que precisa de um turnaround. Para uma empresa, elas podem incluir declínios no preço de suas ações, a necessidade de demitir funcionários e receitas que não cobrem os requisitos para pagar credores.

Mudanças na vantagem competitiva de uma empresa e produtos ou serviços desatualizados também podem ser indicativos de um negócio que precisa investigar estratégias de recuperação. Além disso, a má gestão de recursos, como mão de obra e capital, pode pressionar a empresa.

Um investidor na bolsa pode lucrar com um turnaround se ele antecipar com precisão a melhoria de uma empresa com desempenho insatisfatório.

Como causar um turnaround

Turnarounds podem acontecer em muitos níveis — do indivíduo até a economia de um país, ou até mesmo ser um evento global. O termo indica uma fase em que uma entidade começa a experimentar uma recuperação financeira ou de desempenho estável e positiva após um período de declínio.

Na maioria dos casos, o primeiro passo para entrar em uma fase de recuperação é reconhecer os problemas que criam a recessão. No caso de uma empresa, é possível examinar mudanças na administração ou na identificação de problemas e na resolução de estratégias. Em situações extremas, a melhor ação pode ser liquidar a empresa.

Catalisadores para um turnaround

Raramente o turnaround ocorre isoladamente, mas é o resultado de forças internas e externas. Internamente, mais atenção pode ser dada aos problemas em processos, gastos, gerenciamento e outros fatores que criaram uma situação de declínio.

Externamente, a empresa pode descobrir que novas regulamentações proporcionaram um custo menor de materiais de produção que podem levar a lucros maiores. Uma equipe de gerenciamento de recuperação revisará as principais causas do fracasso da empresa e elaborará um plano estratégico que pode incluir a reestruturação ou o reposicionamento do negócio.

Exemplo de turnaround

O declínio das vendas que levaram à crise financeira, seguido por um ambiente de empréstimo mais apertado para as vendas de automóveis, foram dois fatores que reduziram significativamente a receita e os lucros das montadoras de automóveis dos Estados Unidos. No final dos anos 2000, especialmente com a crise de 2008, a indústria automobilística sofreu tempos difíceis.

Em 2009, a General Motors (GM) declarou falência como resultado da crise e suas ações foram retiradas das negociações. Fundos de resgate e sua falência ajudaram a empresa a restaurar sua produção e vendas de manufatura. Em 2010, após uma reorganização completa, as ações da GM começaram a ser negociadas novamente com o aumento da produção e das vendas.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…