Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Tributação em Cascata

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/01/2020 às 18:21 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Tributação em Cascata

Tributação em Cascata é um fenômeno tributário pelo qual um mesmo bem ou serviço é tributado repetidas vezes, nos diferentes estágios da cadeia de produção e distribuição, até chegar ao consumidor final. Assim, aplica-se "tributo sobre tributo". Essa prática é incomum em outros sistemas tributários, fora do Brasil.

Em outras palavras, tributos são aplicados ao bem em cada novo estágio, e o preço que cada comprador paga por ele agrega os tributos dos estágios anteriores. Portanto, quando chega ao estágio final, o preço que o consumidor final paga inclui muito mais tributos reais do que os tributos declarados na venda.

Exemplo de Tributação em Cascata

Existem alguns tributos específicos que geram o efeito de tributação em cascata. É o caso do PIS e COFINS, que são impostos plurifásicos de transação; eles promovem a tributação de todas as transações de venda na cadeia de produção e distribuição de um mesmo bem ou serviço.

Vamos tomar como exemplo a borracha dos pneus. A venda da borracha para o fabricante do pneu é tributada. Depois, a borracha que está no pneu é tributada novamente, quando este é vendido pelo fabricante para o atacadista. Depois, novamente, quando o atacadista vende para uma oficina mecânica. E, mais uma vez, quando a oficina vende para o dono do carro.

Em cada um desses estágios pode ser aplicada uma alíquota diferente, mas isso não muda o fato de que o dono do carro está pagando quatro vezes os tributos da borracha contida nos pneus.

Problemas da Tributação em Cascata

O principal problema da tributação em cascata é bastante óbvio. Como os tributos costumam ser repassados no preço para o comprador, o produto ou serviço fica cada vez mais oneroso. Quando chega ao consumidor final, o preço já está muito alto em relação ao verdadeiro valor do produto ou serviço. Com isso, o poder de compra dos indivíduos é reduzido.

Do ponto de vista dos fornecedores, a tributação em cascata também não é interessante. Por um lado, ele pode perder vendas por causa do preço; por outro, mesmo que a venda seja feita, uma parte significativa da receita não vai para o caixa da empresa, mas direto para os cofres públicos.

Outro problema apontado por alguns especialistas é que a tributação em cascata estimula a concentração do mercado. Isso porque, devido ao encarecimento do produto ou serviço final, as empresas vêem como solução a integração vertical. Várias empresas de diferentes etapas da cadeia de produção e distribuição optam por fundir-se e, assim, eliminar transações intermediárias para reduzir a incidência repetida dos tributos.

Alternativas para a Tributação em Cascata

Uma possível alternativa à tributação em cascata é substituir os impostos plurifásicos por impostos sobre o valor agregado com uma base de cálculo mais ampla.

Colocando de maneira mais clara, em vez de tributar as transações a cada estágio, será tributada apenas a última transação da cadeia, considerando o valor agregado do produto ou serviço final. Para compensar as "perdas" dessa troca, aplica-se uma base de cálculo mais ampla, o que ainda assim será mais vantajoso do que cobrar tributos menores várias vezes.

Legalidade da Tributação em Cascata

A Constituição Brasileira veda a cumulatividade na tributação. Isso significa que dois tributos com o mesmo fato gerador não podem ser aplicados cumulativamente. Algumas pessoas reconhecem uma similaridade entre a tributação em cascata e a cumulatividade.

Porém, é importante notar que, na tributação em cascata, os fatos geradores são diferentes. Não se aplica tributos diferentes à mesma transação, mas aplica-se o mesmo tributo várias vezes a transações diferentes. Portanto, a rigor, a tributação em cascata não viola a previsão constitucional.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados